PUBLICIDADE

Topo

GGWP

Ocasio-Cortez joga Among Us na Twitch e mostra o poder do streaming

A deputada norte-americana Alexandria Ocasio-Cortez virou hit da internet nos EUA por conta das Lives do jogo Among Us - Reprodução/Twitter/The Recount
A deputada norte-americana Alexandria Ocasio-Cortez virou hit da internet nos EUA por conta das Lives do jogo Among Us Imagem: Reprodução/Twitter/The Recount
Leo Bianchi

Leo Bianchi é jornalista, já foi repórter e apresentador do Globo Esporte. É apaixonado por competição e já cobriu Copa do Mundo, Fórmula 1, UFC e mundiais de CS:GO, R6, FIFA, Just Dance e Free Fire. Também é youtuber e pro-player frustrado. No GGWP você encontra análise dos cenários competitivos no Brasil e no mundo, além dos bastidores do universo envolvendo times, jogadores e novidades em geral.

Colunista do UOL

25/10/2020 07h00

Entretenimento, competitividade e... engajamento político. Os games e esportes eletrônicos já se provaram diversas vezes como ferramenta de inclusão e de diálogo com diversas camadas da população, especialmente as mais jovens.

Não à toa, nesta semana, a deputada norte-americana Alexandria Ocasio-Cortez se tornou a responsável por uma das lives mais assistidas da história da Twitch jogando Among Us, game casual que se tornou febre em todo o mundo nas últimas semanas.

AOC, como é chamada nos Estados Unidos, chegou a bater a marca de 435 mil pessoas simultâneas em seu recém-inaugurado canal. A congressista do Partido Democrata acumula, no momento em que este texto é escrito, mais de 693 mil seguidores. O vídeo da única transmissão até agora já ultrapassou a marca de 5,4 milhões de visualizações. Números que mostram o engajamento inerente a este tipo de conteúdo e a importância de reconhecer tal contexto.

Diante das limitações impostas pela pandemia do coronavírus, os Estados Unidos permitiram a votação remota, por meio do serviço postal. Vale lembrar que o voto não é obrigatório no país, o que faz com que muitos jovens se abstenham de tal direito. Ciente da relevância de contar com esse público, Ocasio-Cortez se dirigiu ao público de uma forma interessante, divertida e que deve ser cada vez mais normal nos pleitos.

- É disso que essa noite se trata, e é claro que estamos aqui para votar azul - afirmou a deputada, fazendo uma referência ao Partido Democrata, que tem Joe Biden como representante na disputa pela presidência, contra o republicano Donald Trump - atual dono da cadeira.

Não é novidade para ninguém que as redes sociais têm uma enorme influência na política atual e em como as eleições são moldadas. Os candidatos precisam falar a língua de seu público alvo, seja onde for, e os games são uma ótima maneira de aprender e gerar tal conexão imediata. A influência dos streamers e dos pro players é enorme e impactante. Trata-se de um caminho inevitável em tempos atuais.

AOC Alexandria Ocasio-Cortez jogando Among Us - Reprodução/Twitch - Reprodução/Twitch
Imagem: Reprodução/Twitch

Esqueça debates engessados, tempos limitados na mídia ou campanhas dificultadas por fatores geográficos. Nas transmissões online, os candidatos podem moldar o próprio diálogo, o próprio tempo e a forma de se direcionar ao público. Um progresso para afastar das camadas mais jovens a ideia de que política é um assunto distante ou complicado de ser debatido. Trata-se de uma responsabilidade que pode ser mais palatável a todos de forma orgânica.

Além disso, é importante que os representantes públicos, seja nos Estados Unidos, no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo, entendam os games e eSports com a seriedade que eles merecem ser encarados. Derrubar qualquer preconceito que ligue jogos eletrônicos exclusivamente à infantilidade ou a uma simples distração é uma missão de todos os que estão inseridos no cenário, de ponta a ponta.

Alexandria Ocasio Cortez - Getty Images - Getty Images
Alexandria Ocasio Cortez participa de entrevista coletiva no bairro de Queens, em Nova York, em abril de 2020
Imagem: Getty Images

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.