Topo

OPINIÃO

Among Us: Dicas para iniciantes, impostores e tripulação

Confira nossas melhores dicas para sobreviver como tripulante e sair por cima como Impostor - Reprodução
Confira nossas melhores dicas para sobreviver como tripulante e sair por cima como Impostor Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

07/10/2020 04h00

Among Us é a moda do momento. O jogo explodiu quase que por acaso nos canais de streaming de games e de repente estava com milhões de jogadores. Um deles foi até o craque Neymar, que deu aulas de como ser Impostor de qualidade.

No jogo, você é parte de um grupo de tripulantes que deve conduzir tarefas de rotina para manter uma espaçonave funcionando. Porém, pelo menos um dos tripulantes é um traidor - impostor, no caso - que buscará matar você e seus companheiros (sabotando a nave ou assassinando).

Se você está pensando começar a jogar ou quer melhorar as suas chances de vencer os amigos, esse guia foi feito para você! Iniciante, veterano jogando de impostor ou tripulação, não importa, nós temos as dicas para te ajudar a melhorar. Só vem!

Faz xiu aí, mano!

Among Us Silêncio - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Among Us
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Começou a jogar agora, reuniu os amigos para uma partida, beleza. A dica mais importante para se divertir é que todos mantenham silêncio durante o jogo. Nada de ficar conversar no Discord e entregar dicas aos sobreviventes. Morreu, aguarde o fim da partida sem estragar o barato dos outros.

Essa dica é repetida até pelo jogo a todo o momento, então foco no jogo e deixe a conversa para depois.

Onde é que eu tô? Será que tô em Alagoinha?

Among Us Impostor - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Among Us
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

As regras do jogo são bem simples: em uma nave no espaço, os jogadores serão um grupo que pode ser de quatro a dez pessoas. Nesse grupo há aqueles que são os chamados impostores, com o objetivo de assassinar e dizimar os outros membros do grupo.

Já quem não é impostor faz parte da tripulação, que precisa completar uma série de tarefas para preencher a barra verde no topo da tela e vencer o jogo. A tripulação também pode vencer se descobrir todos os impostores.

Among Us Tasks - Reprodução/Steam - Reprodução/Steam
Imagem: Reprodução/Steam

Nos primeiros segundos da partida, o jogo te fala se você será um impostor ou tripulação. No decorrer da partida, os jogadores podem chamar reuniões para discutir algo que viram e acusar uns aos outros. Nesse momento é possível votar para ejetar alguém da nave. É possível também gritar para os outros personagens no caso de você ver um corpo de alguém que foi assassinado.

Dicas valiosas para a Tripulação

Among Us Mapa - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Among Us
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

O jeito mais fácil da tripulação vencer é completando as tarefas. No início da partida aparece uma lista extensa delas para completar. Essas tarefas são minigames bem simples que devem ser solucionados em vários locais da nave.

A primeira dica então é decorar onde cada tarefa é executada na nave. No início pode ser meio confuso navegar pelas quinze salas disponíveis no mapa, mas com o tempo você pega o jeito.

Em uma outra tela, a do seu celular ou PC, dependendo de onde estará jogando, você pode deixar a img do mapa aberta para te ajudar a lembrar das coisas sem utilizar o mapa do próprio jogo, que tampa o seu personagem e pode te deixar em uma enrascada.

Existe um modo chamado Treino Livre*, onde você pode treinar executar todos os minigames na nave e decorar o mapa de forma bem menos tensa que no meio do jogo, onde a qualquer segundo algum impostor pode acabar com a sua vida. Use o Treino Livre para se preparar para jogar.

Among Us Enfermaria - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Among Us
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Acompanhe a posição de todos os membros durante o jogo. Fique atento para onde cada um está indo fazer tarefas. Quando um corpo surgir, fica mais fácil identificar quem eram os suspeitos que estavam naquela região na hora do crime e assim revelar o impostor.

Assim que alguém notar algo estranho ou avistar um corpo, vai chamar uma reunião. Nesse momento, use toda a sua perspicácia para tentar ver quem está mentindo, ou ausente da discussão e que possa ser o impostor. No entanto, só vote para ejetar um jogador se tiver certeza que ele é o impostor.

Perder um membro da tripulação na mesa de votação é uma derrota dupla. Primeiro porque a tripulação vai ficar com uma a menos para concluir as tarefas, segundo que a vida dos impostores vai ter ficado mais fácil e vocês perderam a chance de ver um possível assassinato no futuro.

Como ser um Impostor like a boss

Among Us - Reprodução - Reprodução
Among Us
Imagem: Reprodução

Para vencer como impostor você precisa ser um verdadeiro ator: confundir todos da tripulação, executar quem ficar vacilando e até fazer com que um inocente seja ejetado no seu lugar.

  • O primeiro passo para isso é fingir que você é da tripulação: Nos primeiros minutos de jogo, aproveite para fingir que vai completar tarefas. Fique de frente para algum painel e tome cuidado para não ficar muito ou pouco tempo, já que jogadores experientes sabem o tempo que cada tarefa leva para ser executada.
  • Quando alguém da tripulação iniciar uma reunião, entre na conversa e dite o rumo para onde ela vai, mas sem ser barulhento demais, evitando chamar toda a atenção. Jogue informações erradas na mesa e confunda os inimigos.
  • Tome muito cuidado para não ser pego pelas câmeras: Há um sistema de câmeras na nave usado pela tripulação que pode revelar você fazendo algo errado. A luz vermelha indica que estão monitorando, haja como se fosse da tripulação e vá até a Sala de Segurança. Você pode executar quem estiver desatento olhando pelas câmeras.

Por fim, tente assassinar primeiro aqueles que o grupo já revelou serem da tripulação. Algumas tarefas longas, como a da enfermaria, deixam claro para todos que quem a completou é um tripulante e não um impostor. Assassinar esse membro passa a ser a sua prioridade, para aumentar a confusão entre os que restarem.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL