Topo

Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Opinião: Record News faz 15 anos livre de igreja e com bom jornalismo

Exclusivo: Novo logo da Record News, que faz 15 anos  - Arquivo Pessoal
Exclusivo: Novo logo da Record News, que faz 15 anos Imagem: Arquivo Pessoal

Colunista do UOL

21/09/2022 00h36

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No próximo dia 27 a Record News completa 15 anos com nova imagem gráfica e uma boa programação, que vem sendo construída nos últimos dois anos.

A Record News nasceu em 2007 em um evento que reuniu o então presidente Lula e Edir Macedo. Havia muitas promessas de que seria finalmente uma concorrente para a Globo News.

Inclusive, no dia do lançamento, o bispo Edir Macedo chegou a dizer que o objetivo do novo canal era "cutucar" o fígado do Grupo Globo. Não chegou a tanto, mas não fez feio.

Além disso, também é uma disputa um tanto injusta, já que o canal de notícias do Grupo Globo é pago, e a Record News é um canal aberto: nasceu no espectro das TVs UHFs e segue gratuita até hoje para quem tem parabólica ou só a TV digital.

Independentemente disso, como o site Observatório da Televisão publicou, a TV noticiosa do grupo Record virou o segundo canal de notícias mais visto do Brasil em julho.

Sem igreja, sem caça-níqueis

No momento, parece um veículo independente da Igreja Universal, que não ocupa mais a madrugada da emissora, como no passado.

A emissora também parou de "alugar" espaços para terceiros, como programas caça-níqueis de vendas.

Foi isso, certamente, que a tornou uma das 10 TVs abertas mais vistas do país: coesão da programação, bom jornalismo e a independência da igreja.

Na cobertura da guerra da Rússia contra a Ucrânia, por exemplo, a Record News rivalizou (e venceu) não só com a Globo News, mas com a própria Globo.

Quase que 24 horas por dia, a emissora convidou, sabatinou, questionou e ouviu explicações de entrevistados acadêmicos e conhecedores da região do conflito e sua história. Nenhuma emissora abriu esse espaço e nenhuma foi mais didática. Quem não fazia a menor ideia do que estava acontecendo, seria bem informado se acompanhasse tudo no canal.

Nova grade

Ao longo dos últimos dois anos, a Record News modificou a programação e hoje até os "geeks" têm seu próprio programa, assim como os amantes do esporte ou quem gosta dos bichinhos ("Soltando os Bichos").

Muita coisa na grade ainda é reproduzida da RecordTV, mas mesmo continua sendo um veículo com personalidade.

Coisa rara em se tratando de emissoras de TV menores, e mais ainda por ser de propriedade de uma instituição religiosa.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram, site Ooops! e YouTube