Topo

Ricardo Feltrin

REPORTAGEM

Exclusivo: Concurso no Faustão vai eleger novo ícone sertanejo

Faustão vai apresentar atração criada inteiramente por sua mulher, Luciana Cardoso - Reprodução/Instagram/@lucard
Faustão vai apresentar atração criada inteiramente por sua mulher, Luciana Cardoso Imagem: Reprodução/Instagram/@lucard

Colunista do UOL

04/06/2022 00h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No próximo dia 14, uma terça-feira, vai começar a mais longa "maratona" musical da história da TV brasileira.

Nesse dia estreia "Hora da Decisão", um concurso musical no "Faustão na Band", que vai escolher a nova estrela do universo sertanejo.

O vitorioso poderá ser um cantor, cantora ou mesmo uma dupla. Serão meses e mais meses entre apresentações, disputas, eliminatórias e eventuais formações de duplas no decorrer da "maratona".

A produção de Fausto Silva vem selecionando candidatos há bastante tempo. Foram mais de 5.000 inscritos. Era preciso enviar um vídeo caseiro ou mesmo em um palco. Foram aceitos artistas profissionais, desde que não famosos.

Equipes da atração noturna da Band passaram semanas viajando para todas as regiões do país, ouvindo e assistindo centenas de candidatos.
No final ficaram apenas 24: 12 homens e 12 mulheres.

As regras

O concurso vai ser exibido por Faustão toda terça-feira. As primeiras quatro semanas serão apenas de apresentações, para o público "sentir" os candidatos.

Depois começam as eliminatórias e eventuais mudanças de formação. Todos serão obrigados em algum momento a cantar em duplas.

Aliás, até antes da final será permitido que dois candidatos, que eventualmente tiveram afinidade, desistam de se apresentar como "solistas" e formem uma dupla. Daí o nome: "Hora da Decisão".

E tem mais:

A surpresa do formato é que o quadro não terminará quando aparecer o(s) vencedor(es).

Não, porque, a partir daí, por muito tempo, a produção de Faustão vai passar a acompanhar o(s) vitorioso(s) em uma turnê, com direito a entrevistas em rádios e apresentações em clubes e festas país afora.

Uma das vantagens de o programa ser na Band é que Faustão poderá usar o sistema de rádio do Grupo Band (o maior da América Latina) para divulgar a chegada do(s) novo(s) ícone(s) às cidades.

A autora

Em tempos em que quase todas as emissoras esqueceram como se faz uma TV realmente brasileira, "Hora da Decisão" vai na contramão: o formato é 100% nacional. A criadora é Luciana Cardoso, mulher do apresentador.

Jornalista, roteirista e produtora (além de amante e estudiosa de psicologia e comportamento), Luciana já participava na criação de quadros do "Domingão", na Globo.

Começou a carreira como modelo e conheceu Faustão em 2001, num jantar entre amigos. Casaram após um ano de namoro e nunca mais desgrudaram.

Discreta, é avessa aos holofotes e, tanto na Globo como na Band, é considerada uma das pessoas mais amáveis com a equipe. Sabe o nome de todos, inclusive o das dezenas de bailarinas.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops