Léo Dias termina 1ª fase de tratamento contra vício e passa bem

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O colunista e apresentador Léo Dias, do SBT, terminou a primeira fase do tratamento contra o vício em cocaína, que começou a se submeter desde a última segunda.
Léo, 43 anos, do "Fofocalizando", está se tratando em uma clínica na cidade de Paulínia (interior de SP) que utiliza um método não convencional contra adicção, com administração de uma substância chamada ibogaína.
A ibogaína é um alcalóide, o princípio ativo da iboga, uma planta de origem africana, cujo uso ancestral era ritualístico. Porém, anos atrás descobriu-se que, sintetizada, agia como uma espécie de antagonista de outros alcalóides, como cocaína, heroína e morfina, por exemplo.
A ibogaína é aprovada para uso em ambiente hospitalar pela Anvisa.
Léo está internado na clínica IBTA (Instituto Brasileiro de Terapias Alternativas) e o custo do tratamento, que pode durar duas semanas, é de R$ 8.000.
A administração da ibogaína é feita em comprimidos e a quantidade tem relação direta com o peso corporal.
“O uso de iboga é para quem quer se curar, para quem quer se recuperar. Não adianta a família obrigar”, diz o terapeuta Rogério Souza, diretor da IBTA.
Segundo ele, já foram atendidos cerca de 3.000 pacientes viciados em crack e cocaína com a substância, e ele estima que entre 40% e 65% deixaram o vício, o que é um índice excelente.
Hoje (20), Léo deve iniciar a segunda fase do tratamento, com novas doses da substância.
A ibogaína não é um tratamento convencional e também tem seus críticos na medicina. Isso porque ela causa alucinações e visões, além de outros efeitos colaterais eventuais, como diarreia e vômito.
Grosso modo, para quem conhece, ela lembra vagamente os efeitos da ingestão do Santo Daime, só que com uma potência multiplicada várias vezes.
LEIA MAIS
Alucinógeno pode ser alternativa contra dependência de crack
Silvio Santos faz Léo Dias se tratar contra vício em cocaína
Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.