Topo

Ricardo Feltrin

Turbo: Veja 5 reality shows sobre carros que vão estrear na TV paga

Dan Short (à dir.), dono da oficina FantomWorks, que abriga reality de carros do canal Discovery Turbo - Divulgação
Dan Short (à dir.), dono da oficina FantomWorks, que abriga reality de carros do canal Discovery Turbo Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

30/06/2018 07h11

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Para quem é fã de automóveis e de programas que tratam sobre isso, o canal especializado Discovery Turbo estreia no próximo mês e em agosto cinco novas temporadas e atrações.

O destaque --na opinião da coluna-- é a estreia da 5ª temporada de “FantomWorks”, um dos melhores programas do segmento.

Esse reality se passa em uma oficina localizada na 2400 Hampton Blvd, em Norfolk, Virginia, EUA.

A FantomWorks é propriedade do ex-militar Dan Short.

Short, 56 anos, é um sujeito tão, mas tããão perfeccionista que o lema de sua oficina é mais ou menos esse:  “Entregamos ao cliente um carro melhor do que ele era quando saiu da loja 0km”. Detalhe: independentemente do ano de fabricação.

Quando tinha 5 anos, ele viu um Camaro pela primeira vez e se apaixonou. Até hoje é obcecado por esse modelo.

Num episódio muito fofo da 2ª temporada, ele restaura e dá de presente-surpresa para sua mulher um raríssimo Camaro 1967.

Segue a lista dos programas ou temporadas que estreiam  em julho e agosto no Discovery Turbo:

20 de julho, 20h30 - Estreia “Lama, Suor e Máquinas” (Mud, Sweat and Gears)

Tudo indica que vai ser um dos reality shows mais loucos dos últimos tempos em se tratando de carros. Terá sempre temas diferentes, mas, de forma geral, duas equipes rivais, lideradas por Tom “Wookie” e Jonny Smith, disputam quem faz a melhor customização e “envenenamento” de um modelo básico. No final da atração a equipe perdedora terá de assistir à rival destruir seu carro completamente.

24 de julho, 20h30 - 5ª temporada de “FantomWorks”

Dan Short foi um militar das Forças Especiais especializado em mecânica. Quando deixou o Exército, ele passou a modificar carros para serem usados por soldados mutilados em guerras. Daí surgiu a FantomWorks, que hoje é sinônimo do ponto mais alto que a palavra “excelência” pode significar em uma empresa. As reformas de carros na oficina de Dan podem durar meses ou até anos, e ele jamais recusa um serviço, por mais impossível que pareça.

30 de julho, 20h30 -  Estreia “Lendas JDM”

Ao contrário de quase todos os programas sobre carros da TV paga, esse aqui começa  dedicado basicamente a marcas japonesas, e não norte-americanas. Tudo se passa na minúscula loja-oficina de Eric Bizek e seus quatro funcionários, em Salt Lake City. O programa acompanha o processo de expansão da JDM. Mas, para crescer, para faturar mais, ela  tem de aceitar serviços que até então recusava. 

22 de agosto, 20h30 - 2ª temporada de “Oficina de SuperClássicos”

Esse reality é praticamente o oposto do anterior. Lá era uma oficina minúscula. Aqui ela é gigantesca (tem quase 20 mil metros quadrados). Seu dono é riquíssimo e se chama Noah Alexander, um gênio da engenharia. Sua enorme equipe é formada pelos melhores profissionais da mecânica nos Estados Unidos. A oficina faz vários projetos complexos ao mesmo tempo e usa material de última geração.

30 de agosto, 20h30 - 4ª temporada de “Os Reis da Sucata”

Um dos programas mais divertidos sobre carros da TV por assinatura. Andy Cohen tem um dos maiores ferro-velhos dos EUA. Ele trabalha com uma equipe pequena, mas leal, que inclui seu pai, Bob, que é um bagunceiro. O objetivo de Andy é fazer dinheiro não só com sucata, mas com qualquer coisa que os outros descartem. De carrinhos de golfe a recuperação de carros descartados como perda total. Nada é impossível para a sua talentosa equipe.

Colunista no Twitter, no Facebook ou no site Ooops