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Ricardo Feltrin

"Fantástico" tem público estagnado; veja audiência do programa desde 2000

Tadeu Schmidt e Poliana Abritta, apresentadores do "Fantástico" (que não têm culpa pela audiência estagnada) - João Cotta/Globo/Divulgação
Tadeu Schmidt e Poliana Abritta, apresentadores do "Fantástico" (que não têm culpa pela audiência estagnada) Imagem: João Cotta/Globo/Divulgação

Colunista do UOL

29/03/2018 07h20

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Um dos programas mais antigos da Globo no ar, e eterno líder de audiência, o “Fantástico” ao menos parou de perder público este ano, mas ainda tem uma década estagnada.

Explico: dez anos atrás, em 2009, o programa registrou uma média de 22,6 pontos na Grande SP (principal mercado publicitário do país).

Este ano, até 25 de março, a média está 0,1 ponto menor (22,5). Cada ponto equivale atualmente a cerca de 72 mil domicílios, segundo a Kantar Ibope Media.

A participação do “Fantástico” no universo de TVs ligadas está meio que estagnada também.

Em 2009 ela era de 35,7%.

em outras palavras: quase 36 em cada 100 aparelhos de TVs ligados na Grande SP estava sintonizando o programa. Este ano essa participação (conhecida como share) está em 34,1%

Na comparação com 2000, porém, é que os números se revelam menos digestos: desde aquele ano o programa global perdeu o público de 1 em cada 3 TVs ligadas na Grande SP (veja números abaixo).

Apesar disso, na comparação com todo o ano passado, o “Fantástico” está um bocadinho melhor (21,7 pontos em 2017 x 22,5 este ano).

Veja abaixo as médias histórias do dominical na Globo em pontos de audiência e share na Grande São Paulo desde 2000:

2000 - 34,3 pontos e 49,2%
2001 - 31,1 e 45,6%
2002 - 32,6 e 48,1%
2003 - 36,3 e 55,6%
2004 - 35,8 e 45,9%
2005 - 33,0 e 49,3%
2006 - 31,7 e 47,3%
2007 - 28,2 e 43,8%
2008 - 26,3 e 40,2%
2009 - 22,6 e 35,7%
2010 - 22,1 e 35,4%
2011 - 21,0 e 33,3%
2012 - 19,7 e 33,6%
2013 - 19,2 e 32,6%
2014 - 19,0 e 31,3%
2015 - 19,8 e 31,1%
2016 - 20,1 e 30,0%
2017 - 21,7 e 32,5%
2018* - 22,5 e 34,1%

Fonte: Dados consolidados obtidas da medição da Kantar Ibope Media

* até 25 de março.

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