Vida em risco! 9 programas da TV sobre caçadores, sobreviventes ou eremitas
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Na programação da TV paga há uma profusão de reality shows de sobrevivência ou de resistência, que exploram dificuldades, dor e até situações que põem as vidas dos participantes em risco – seja de forma voluntária ou involuntária.
A coluna lista hoje 9 programas para quem gosta de ver ermitões, sobrevivencialistas ou aventureiros que moram ou passam temporadas em locais ermos, gélidos e considerados tenebrosos para a maioria das pessoas.
Vamos a eles:
Homens da Montanha – Exibido pelo The History Channel, acompanha o dia a dia de uma série de indivíduos que escolheram morar nos locais mais ermos dos Estados Unidos – seja nas montanhas Rochosas, no Alasca, Arizona, Montana etc. De todos nesse estilo, é o programa mais interessante e genuíno.
Homens do Gelo – Esse passa no canal Discovery e não é muito diferente do gênero da montanha, exceto que quase todo mundo aqui mora numa determinada região do Alasca (Tanana). Trata-se de uma comunidade de caçadores que, com suas famílias, parecem viver apenas para obter sustento para viver durante o inverno ártico.
Sobrevivente Selvagem – Atração do canal NatGeo, tem como estrela o especialista australiano Phil Breslin, que adota os métodos de sobrevivência de povos ancestrais em todos os locais que ele visita, como a Nova Zelândia ou em remotas florestas da Indonésia. Phil é uma espécie de “campeão” de perrengues na TV.
Alasca, a Última Fronteira – Exibido no Discovery, acompanha a vida de famílias que moram no maior Estado dos EUA enfrentando não só temperaturas baixíssimas, mas também chuvas torrenciais e até mesmo terremotos. Sem falar em ursos. É extremamente realista. Esse merece de fato o título de “reality show”.
Ed Stafford, o Sobrevivente – Também do Discovery. O britânico Ed é um dos sujeitos mais durões do mundo. Ele se isola nos locais mais difíceis e passa vários dias ali sozinho, sem qualquer equipe, pois ele mesmo comanda as filmagens. Está habituado a comer vermes e já bebeu até água “podre” (continua vivo).
Sozinhos – Coloca 10 pessoas em pontos isolados em floresta implacável e oferece US$ 500 mil para quem ficar por mais tempo. Cada um pode levar alguns mantimentos, mas depois é preciso viver por seus próprios meios. Há choro e ranger de dentes. E, ocasionalmente, também sangue. No ar no ?History Channel.
Survivorman – Programa do Discovery, éÉ (era) comandado pelo famoso (no Canadá, pelo menos) produtor de filmes e sobrevivencialista Les Stroud. Ele sempre passa 7 dias isolado nos locais mais inóspitos da Terra. Les Stroud é divertido, bem-humorado e, de bônus, também toca gaita muitíssimo bem. Ele diz que cansou dessa vida.
Homens da Neve – É mais ou menos a mesma coisa que Homens do Gelo ou da Montanha, só que avança para a fronteira entre os EUA e o Canadá, sob 40 graus abaixo de zero. Os “participantes” do programa do The History subsistem da caça e da pesca, e da venda de epels. Aliás, não raro vivem com as próprias peles rachadas pelo frio.
À Prova de Tudo, com Bear Grylls – De todos os programas do gênero, tem o apresentador mais didático e o que oferece mais dicas de sobrevivência. Grylls foi soldado do Serviço Aéreo Especial britânico, já escalou o Everest e atravessou o Atlântico Norte. É também o que mais vezes fica pelado na TV. No ar no Discovery.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.