Discovery e Colômbia procuram suposto tesouro enterrado de Pablo Escobar
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O canal Discovery começou a produzir uma série para tentar desvendar um dos maiores mistérios sobre o ex-narcotraficante Pablo Escobar, morto em 1993: a existência --ou não-- de centenas de milhões de dólares que ainda estariam enterrados em algum lugar entre as Américas Central e do Sul.
Dois ex-agentes da CIA (identificados apenas com Doug e Ben) obtiveram acesso inédito a uma série de documentos, testemunhas e contarão com o apoio da cúpula do governo da Colômbia na empreitada.
Eles também farão uso de uma tecnologia para fazer varredura subterrânea em várias regiões entre a Colômbia e países da América Central.
O governo colombiano tem interesse em solucionar de vez o mistério, já que o suposto tesouro hoje é uma incômoda lenda urbana.
Várias vezes nos últimos anos surgiram notícias de pessoas comuns que teriam encontrado montantes escondidos e enterrados em várias regiões da selva colombiana, mas até hoje todas as histórias eram falsas.
De verídico, somente o relato autobiográfico de um dos irmãos do traficante, Roberto, que foi uma espécie de “gerente” dos negócios de Pablo.
Em seu livro ele afirma que, a determinada altura, o tráfico arrecadava tanto que eles precisavam armazenar o dinheiro em galpões ou enterrá-lo, e que ao menos 10% de tudo que era guardado estragava devido ao mofo, umidade ou então era comido por ratos.
A estimativa é que no auge dos negócios, Escobar chegou a perder o equivalente a mais de US$ 2 bilhões em um ano devido às condições de armazenamento.
“Os Milhões de Escobar” será uma parceria entre a Discovery, a Network Entertainment e a Blackfin. A previsão de estreia no Brasil é no próximo semestre. Deve ter entre 4 e seis episódios.
@feltrinoficial
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.