Ela é designer de canecas e virou uma das preferidas ao Oscar 2024

"Assassinos da Lua das Flores" é um dos filmes mais comentados do ano. Além de ser dirigido por Martin Scorsese, ter um elenco de peso (Leonardo DiCaprio e Robert DeNiro), e contar a história real de como o povo osage foi assassinado, o longa também retrata os costumes indígenas com fidedignidade. A produção vem sendo bastante elogiada por diversos representantes de povos nativos.

Para conseguir essa verossimilhança em tela, Scorsese não mediu esforços para ter diferentes consultores osages.

Julie O'Keefe, designer de produto, foi uma delas. A mulher é nascida na reserva osage em Pawhuska, Oklahoma, e sempre teve como sua paixão a moda.

No entanto, sua familiaridade com o mundo do cinema era zero: nunca experimentara nada parecido - e nem sonhava. Um dia, trabalhando para a loja do museu indígena First Americans, em Oklahoma, ela Julie foi chamada por seu chefe que a propôs um desafio: mandar seu currículo para participar da produção de "Assassino da Lua das Flores".

"Ele insistiu muito, então mandei. Fui chamada para ser assistente da figurinista Jacqueline West, e meu trabalho seria apenas de dez dias. Porém, ela percebeu minha familiaridade com os tecidos, roupas, e até mesmo maneiras de se colocar as roupas, que acabei ficando", contou Julie O'Keefe em entrevista exclusiva a Splash.

Gosto de brincar que, um dia, estou desenhando canecas de café e, no outro, posso ser indicada ao Oscar.
Julie O'Keefe

West e Martin Scorsese deram sinal verde para que Julie pudesse trabalhar da melhor maneira possível e, para isso, trouxe mais artistas indígenas. Ficou nítido para o diretor e produtores que a mulher poderia até não ter conhecimentos da indústria cinematográfica, mas havia muito conhecimento sobre os osages, além de uma ótima relação com a atriz principal, Lily Gladstone, que interpreta Mollie Burkhart.

"Eu trabalhava muito perto dela e comecei a ajudá-la com a maneira que segurava o pano que a cobria, por exemplo, e a criar uma relação com todo aquele figurino que também representa o povo osage."

Continua após a publicidade

Meu papel foi auxiliar na autenticidade do filme e, todas às vezes que eu o assisto, vejo que foi um bom trabalho.

A Splash, Julie conta já ter assistido ao longa sete vezes e, todas as elas, diz ter encontrado novos detalhes. "Seja uma fala, um olhar, ou algo que deixei passar antes. Martin Scorsese pensou em tudo. Vejo ali uma parte horrível da história do meu povo sendo retratada."

Julie O'Keefe trabalhou em 'Assassinos da Lua das Flores'
Julie O'Keefe trabalhou em 'Assassinos da Lua das Flores' Imagem: Reprodução

A temporada do Oscar ainda não começou, mas as chances de que "Assassinos da Lua das Flores" seja indicado ao prêmio por diversas categorias, incluindo figurino, são grandes. A designer assume que adoraria ter seu nome lembrado na cerimônia, porém ela pode estar bastante ocupada divulgando outro projeto.

"A Netflix me convidou para ser consultora indígena em 'American Primeval' (série ainda sem previsão de lançamento), então trabalhei com eles também", conta empolgada.

Ao que tudo indica, canecas nunca mais.

Continua após a publicidade
Leonardo DiCaprio em cena de 'Assassinos da Lua das Flores'
Leonardo DiCaprio em cena de 'Assassinos da Lua das Flores' Imagem: Divulgação/Paramount

"Assassinos da Lua das Flores" está em exibição nos cinemas e, em breve, estará disponível no AppleTV+.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes