RBD e Michael Jackson fizeram mais que Taylor após tragédia no Brasil

A The Eras Tour de Taylor Swift no Brasil ficou marcada pela morte de Ana Clara Benevides, 23, após sofrer uma parada cardiorrespiratória no show do Rio de Janeiro, na última sexta-feira (17), em que a sensação térmica da cidade chegou a 60º.

A cantora norte-americana lamentou a morte em seus stories e disse que não conseguiria falar sobre o ocorrido no palco. O silêncio de Taylor Swift foi questionado pelos brasileiros.

Relembre dois casos em que personalidades e bandas internacionais passaram por tragédias no Brasil e, diferentemente da Taylor, decidiram falar sobre o caso.

RBD

A primeira visita do grupo RBD ao Brasil foi marcada por uma tragédia. No dia 4 de fevereiro de 2006, foi organizada uma manhã de autógrafos gratuita no estacionamento do supermercado Extra, no shopping Fiesta, zona sul da capital paulista.

Antes mesmo do evento começar, fãs já passavam mal. Bombeiros jogaram água e precisaram retirar crianças e adolescentes da aglomeração. Anahí, Alfonso Herrera, Christian Chávez, Christopher Uckermann, Dulce María e Maite Perroni chegaram por volta das 11h30, o que gerou mais euforia. Eles cantaram duas músicas, mas a organização precisou suspender o evento.

Mesmo após os seis saírem, o público continuou a avançar na grade que os separavam do palco e as pessoas ficaram prensadas. Três pessoas morreram de parada respiratória e mais de 40 pessoas ficaram feridas. O público esperado era de 3 mil pessoas, mas, segundo a Polícia Militar, entre 10 e 15 mil pessoas estavam no estacionamento.

RBD deu entrevista após a tragédia. Abalados, os seis conversaram com o Programa do Ratinho (SBT). Anahí disse que eles vieram ao Brasil retribuir todo o amor que estavam recebendo e que estava muito triste.

Continua após a publicidade

Alfonso Herrera, que decidiu não participar do Soy Rebelde Tour deste ano, se dirigiu diretamente às famílias e classificou o momento como uma "tristeza profunda". Christian chorou e disse que é como se tivessem perdido alguém da família: "Não podemos expressar a dor que sentimos".

Homenagem às vítimas. O DVD Live in Hollywood, gravado em janeiro, antes da tragédia na capital paulista, conta com uma dedicatória. "Dedicado a Claudia Cristiane, Fernanda Silva, Jennifer Xavier, e aos nossos fãs de todo o mundo. São Paulo, Brasil. 4 de fevereiro de 2006".

Encontro com os familiares. Em entrevista ao El País em março de 2023, Alfonso Herrera deu detalhes sobre como a tragédia o traumatizou. "Anos depois, voltamos ao Brasil, conhecemos os familiares e o pai de uma das meninas que perderam a vida. Este evento me marcou de uma maneira muito profunda e, por mais que tente dar a volta por cima, ele está lá".

Michael Jackson

Michael Jackson também enfrentou uma tragédia no Brasil, durante a turnê "Dangerous", em outubro de 1993.

Continua após a publicidade

Dias antes, o cantor visitou a fábrica da Estrela, em Guarulhos (SP), para comprar brinquedos e doar a crianças de um hospital infantil. Ao chegar à empresa, a multidão de fãs era tão grande que o astro e sua equipe tiveram que cancelar o compromisso.

Um fã foi atropelado e precisou ser operado às pressas, devido a uma fratura no fêmur. Márcio Alberto de Paula foi prensado entre os carros da comitiva do artista e uma viatura. "Da cintura para baixo, eu me machuquei todo", contou De Paula em entrevista à Hollywood Forever TV, em julho deste ano.

"Os carros deram meia-volta, nesse momento eu estava lá parado no capô do carro da polícia, e quando os portões da fábrica se abriram, aquela multidão ficou alvoroçada, os carros começaram a perder o controle e foram desviando das pessoas, porque elas se jogavam em frente."

Michael Jackson visitou fã no hospital após atropelamento
Michael Jackson visitou fã no hospital após atropelamento Imagem: Arquivo pessoal de Márcio de Paula

Michael visitou o fã no hospital. "Todos os pacientes tiveram que ficar reclusos nos seus quartos, cada quarto tinha um segurança na porta, ninguém podia colocar nem a cabeça para fora."

O cantor tirou fotos com o garoto, conversou com sua família e fez até seus passos de dança. "Ele foi muito educado, muito gentil".

Deixe seu comentário

Só para assinantes