Conteúdo publicado há 5 meses

Como era Ana Benevides, fã de Taylor que morreu em show, na intimidade?

O primeiro show de Taylor Swift no Brasil após 11 anos teve uma tragédia: a morte da fã Ana Clara Benevides, 23. A estudante de psicologia viajou do Mato Grosso para o Rio de Janeiro justamente para a apresentação da cantora norte-americana na sexta-feira (17), no Estádio Nilton Santos - Engenhão.

Nascida em Sonora (MS), Ana Clara Benevides tinha 23 anos e morava em Rondonópolis (MT), onde cursava psicologia na Universidade Federal da cidade. Era descrita por todos como uma "menina alegre" — unanimidade entre familiares e amigos.

Em contato com Splash, a madrasta da jovem, Josidelma Cosme, descreve Ana Clara como "linda, inteligente, cativante e feliz". "Era o xodó de sua avózinha de 90 anos, Dona Maura, que hoje chora inconsolável pela perda da amada neta", completa Josidelma.

Ana Clara estava prestes a se formar em Psicologia e seria uma ótima profissional, garante a madrasta. "Em abril próximo, ela estaria se formando. Olha a maravilha de profissional que seria com toda essa alegria".

Ir ao show de Taylor Seift era o sonho da vida dela, tanto que teve ajuda do pai e da madrinha para comprar as passagens de sua primeira viagem de avião. Também era a primeira vez que visitaria o Rio de Janeiro. Estava animada por isso. "Até que tudo se transformou nesse pesadelo, nessa perda irreparável para todos nós", diz Josidelma.

Maria Eduarda, uma das melhores amigas de Ana, conta a Splash que Ana escutava Taylor "24 horas por dia" e que até fez promessa de não tomar bebida alcoólica caso conseguisse ir ao show. "Estava há meses sem beber. Essa promessa acabaria em janeiro por ter conseguido ir ao show. Era o sonho da vida dela. Ela abdicou de muita coisa para isso. Ela estava muito feliz e todo mundo estava feliz por ela realizar o sonho dela."

Ana Benevides ao lado dos amigos Pedro Henrique e Maria Eduarda
Ana Benevides ao lado dos amigos Pedro Henrique e Maria Eduarda Imagem: Arquivo pessoal

O sentimento de perda se estende pelos vários amigos. Eles ainda estão digerindo a partida precoce da jovem. "A Ana era alegria, era a pessoa mais animada e alegre que eu conhecia. Ela sempre tinha um sorriso no rosto para receber qualquer pessoa. Ela era a pessoa mais empolgada e animada. Ela sempre conseguia animar todo mundo, deixando todo mundo mais leve e feliz."

Ela tinha vários apelidos, incluindo Benevida, nome que mescla seu sobrenome e a palavra "vida". Na faculdade, era vista como aquela pessoa que acolhia os demais e estava sempre engajada em atividades extracurriculares e programações da Associação Atlética Acadêmica de Psicologia da UFR. Era quem organizava tudo. "Era marketeira nata, sempre popular e muito querida. Não existia uma pessoa na face da Terra que não gostava dela."

Continua após a publicidade

"Ela sempre vai ser essa amiga que estava do seu lado independente da situação. Era ótima conselheira. Extremamente acolhedora. Era uma pessoa linda por dentro e por fora. Vai fazer muita falta na vida de todo mundo. A gente ainda está sem acreditar."

Acompanhada da amiga, Daniele Menin chegou ao Rio de Janeiro na quinta passada (16) para ver o show da artista na noite de sexta (17), quando desmaiou na segunda música e teve uma parada cardiorrespiratória. A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou ontem à tarde que ainda não dá para "precisar a causa da morte da fã, que será investigada pelo IML". Splash também conversou com a Polícia Civil, que confirmou a causa da morte como indefinida.

Fã da Taylor Swift, Ana Benevides era estudante de psicologia
Fã da Taylor Swift, Ana Benevides era estudante de psicologia Imagem: Reprodução/Instagram

Como foram as últimas horas de Ana Benevides?

Pela manhã: Ana saiu de sua hospedagem na zona sul do Rio e saiu em direção ao show. No caminho para o Engenhão, ela postou um vídeo no ônibus para amigos próximos. Ela disse que havia adquirido o VIP, mas teria esquecido o crachá. "Não trouxe óculos, não trouxe boné. Estou indo com pulseira da amizade e um sonho"

Chegada ao Engenhão por volta das 11h: Ana e as amigas se posicionaram na fila para garantir um bom lugar. Às 13h, ela publicou um vídeo para mostrar que os termômetros já apontavam 35º na zona norte carioca. Naquele dia, o Rio anotou o recorde de 59,3ºC de sensação térmica, segundo o serviço meteorológico da prefeitura, o Alerta Rio. A temperatura oficial chegou a 41,4°C.

Continua após a publicidade

Espera pelo show: após horas na fila, Ana entrou no estádio no meio da tarde e esperou dentro do estádio por mais de quatro horas. Ela bebeu água e se alimentou antes da apresentação começar, contou Gabriela Benevides, prima da jovem.

Ela recebeu água porque estava bem na frente do palco. Também se alimentou. Só felicidade e alegria.
Gabriela Benevides, prima

Daniele e Ana viajaram ao RJ para realizar o sonho de assistir ao show de Taylor Swift
Daniele e Ana viajaram ao RJ para realizar o sonho de assistir ao show de Taylor Swift Imagem: Reprodução/Instagram

Desmaio na segunda canção: o show começou pouco depois das 19h30 com a música "Miss Americana & the Heartbreak Prince". Na segunda faixa do setlist, "Cruel Summer", Ana desmaiou e caiu. Daniele Menin, amiga que estava com Ana em show, disse que houve um rápido atendimento médico dentro do local e, posteriormente, a amiga foi encaminhada para o Hospital Municipal Salgado Filho. "Eles atenderam ali, já começaram a tentar reanimar ela e entrei em desespero, porque vi que era grave. Chamaram a ambulância e pelo que entendi ela teve outra parada ali na ambulância."

Foi do nada. A gente estava chorando de emoção de ver a Taylor e aí ela caiu. O pessoal puxou ela para fora, a gente estava bem na grade, e aí pulei a grade e fui correndo para o postinho de apoio deles. Daniele Menin, em entrevista ao Jornal Hoje (Globo)

Chegada ao Hospital Municipal Salgado Filho às 20h50: Ana apresentava uma parada cardiorrespiratória. Foram feitas manobras de reanimação, mas ela não resistiu e faleceu, informou nota do hospital a Splash.

Continua após a publicidade

A morte

Para Splash, Weiny Machado afirmou que pode ter havido, sim, negligência de alguma parte na morte de sua filha. "Nada vai trazer minha filha de volta. O que eu posso dizer é que teve negligência em alguma parte. Não sei se foi por causa da falta de água que provocou vários desmaios. Não sei se pela proibição de entrar com água e faltou."

Gabriela Benevides, prima de Ana Clara Benevides, afirmou que a jovem bebeu água e se alimentou antes de desmaiar. "Ela recebeu água porque estava bem na frente do palco. Também se alimentou. Só felicidade e alegria", disse Gabriela para Splash após deixar a delegacia.

Amigas de Ana Clara também compareceram à delegacia. Elas estavam assustadas e não falaram com a imprensa sobre o ocorrido. A causa da morte da estudante só deve ser esclarecida após a conclusão dos exames do IML.

T4F emitiu nota lamentando o episódio. "Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito. Aos familiares e amigos de Ana Clara Benevides Machado nossos sinceros sentimentos."

Continua após a publicidade

Poucas horas após o fim de sua primeira noite de show no Brasil, Taylor Swift lamentou a morte da fã. "Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos um fã no começo desta noite, antes do meu show. Eu nem posso dizer o quão devastada estou por isso. Tenho pouca informação além do fato de que ela era incrivelmente linda e jovem demais."

Taylor Swift publicou mensagem para lamentar morte de fã em seu show
Taylor Swift publicou mensagem para lamentar morte de fã em seu show Imagem: Reprodução/Instagram

Deixe seu comentário

Só para assinantes