Parada LGBT começa com multidão na Paulista, muitas bandeiras e pouca roupa
Colaboração para Splash, em São Paulo
11/06/2023 12h26
A 27ª Parada LGBTQIA+ de São Paulo, que acontece hoje, começou com uma multidão que ocupa Avenida Paulista, muitas bandeiras e pouca roupa.
O início foi marcado pela presença de autoridades e defesa do tema da festa: "Política Sociais para LGBT+ - Queremos por inteiro e não pela metade".
Marta Suplicy, atual Secretária de Relações Internacionais da cidade, comentou sobre o evento. "Aqui nós queremos todos os direitos conquistados, mudanças na constituição e no código civil. Não queremos só casamento entre homem e mulher, mas entre pessoas. São as pessoas que fazem o nosso dia a dia, e não escolhem quem vão amar. Elas amam homem, mulher e querem ser felizes... São Paulo tem que ter um exemplo. O que acontece aqui, acontece no Brasil todo".
Silvio de Almeida, Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, afirmou que é "dever do estado brasileiro garantir a comunidade LGBTQIA+ o direito de existir.
É um momento de fazer um rito de passagem... O que se reivindica aqui não é um favor. É um direito. É dever do estado brasileiro zelar pela saúde, garantir educação, garantir que todas as pessoas tenham acesso a emprego e renda de forma digna. Essa é a luta que temos que fazer. É dever do estado brasileiro garantir que vocês tenham direito de existir, ressaltou ele.
Diversos artistas passam ainda hoje pela festa: Pabllo Vittar, Majur, Daniela Mercury, Thiago Pantaleão, Urias, Grag Queen, Mama Darling, Cris Negrini, Pocah, WD, DJ Heey Cat, Batekoo, Minhoqueens, Bloco Siga Bem Caminhoneira, entre outros.