Topo

Oscar 2023: quem são os favoritos e quem pode surpreender?

De Splash, em São Paulo

12/03/2023 04h00

O Oscar 2023 acontece neste domingo e, a essa altura, os fãs de cinema já fizeram as suas apostas. No entanto, como todos os anos, alguns títulos já são favoritos para levarem a estatueta para casa e, outros nos surpreenderão.

Para saber em quem ficar de olho durante a cerimônia, Splash separou os filmes que devem ganhar e alguns podem chocar o público — e estragar o bolão.

Favoritos

Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo

Dirigido por Daniel Kwan e Daniel Scheinert, o longa estrelado por Michelke Yeoh é um dos mais cotados para levar o careca de ouro para casa. A história acompanha uma mulher chinesa de meia-idade que, de uma hora para outra, se vê presa em diversos universos.

O título se tornou um dos mais comentados de 2022 e é uma das maiores promessas do Oscar e pode levar para casa o prêmio de Melhor filme.

Michelle Yeoh, estrela de "Tudo ao Mesmo Tempo em Todo Lugar", o filme mais "hype" de 2022 - Divulgação - Divulgação
Michelle Yeoh, estrela de "Tudo ao Mesmo Tempo em Todo Lugar", o filme mais "hype" de 2022
Imagem: Divulgação

Cate Blanchett

Vencedora de dois Oscar, Cate Blanchett é um dos principais nomes para se consagrar como melhor atriz em 2023. Protagonista de "Tár", essa é a sétima indicação da artista ao prêmio.

Em 2023, ela já levou o Globo de Ouro e o SAG Awards.

Cate Blanchett no Sag Awards - Myung J. Chun / Los Angeles Times via Getty Images - Myung J. Chun / Los Angeles Times via Getty Images
Cate Blanchett no Sag Awards
Imagem: Myung J. Chun / Los Angeles Times via Getty Images

Brendan Fraser

O ator roubou o coração do público com a sua atuação em "A Baleia" e, após ficar tantos anos "sumido" de grandes produções, Brendan Fraser volta ao estrelato, sendo o favorito para levar para casa o prêmio de Melhor Ator. Em 2023, ele venceu o SAG Awards.

Brendan Fraser em 'A Baleia' - California Filmes - California Filmes
Brendan Fraser em 'A Baleia'
Imagem: California Filmes

Angela Basset

A atriz foi indicada na categoria de melhor atriz coadjuvante por "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre". Esta é a segunda indicação de Bassett ao Oscar, mas a primeira vez que o Universo Cinematográfico Marvel recebe uma indicação em categorias de atuação. Ao longo desta temporada, Angela Bassett venceu o Critics' Choice e o Globo de Ouro.

Rainha Ramonda, personagem interpretada por Angela Basset em 'Pantera Negra' - Divulgação/ Disney - Divulgação/ Disney
Rainha Ramonda, personagem interpretada por Angela Basset em 'Pantera Negra'
Imagem: Divulgação/ Disney

Surpresas

Top Gun: Maverick

A sequência de "Top Gun: Ases Indomáveis" chegou à categoria de Melhor Filme do Oscar 2023, mas não sem causar bastante estranhamento. Por se tratar de um filme de aventura, com muitas cenas de ação, não seria o esperado de levar a estatueta.

No entanto, caso leve, este será o primeiro Oscar de Tom Cruise, que concorre como produtor, não como melhor ator.

Tom Cruise em "Top Gun: Maverick" (2022) - Reprodução - Reprodução
Tom Cruise em "Top Gun: Maverick" (2022)
Imagem: Reprodução

Andrea Riseborough

A protagonista de "To Leslile" surpreendeu a todos quando apareceu na lista do Oscar 2023, afinal nomes como Viola Davis e Danielle Deadwyler não entraram, e Riseborough passou batida pelas outras premiações.

Este é um dos casos de chocar já pela indicação. Se acontecer da atriz realmente levar o prêmio, será realmente surpreendente.

Andrea Riseborough em 'To Leslie', filme que lhe rendeu uma indicação a melhor atriz no Oscar 2023 - Reprodução - Reprodução
Andrea Riseborough em 'To Leslie', filme que lhe rendeu uma indicação a melhor atriz no Oscar 2023
Imagem: Reprodução