Topo

Na Sua Tela

ANÁLISE

O que assistir para entender 'Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania'

Paul Rudd e Jonathan Majors em Homem-Formiga: Quantumania - Divulgação/Marvel Studios
Paul Rudd e Jonathan Majors em Homem-Formiga: Quantumania Imagem: Divulgação/Marvel Studios

Renan Martins Frade

Colaboração para UOL

16/02/2023 18h20

Esta é a versão online da edição desta quinta-feira (16) da newsletter Na Sua Tela. Nesta semana, destaques para "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania", "Triângulo da Tristeza" e outros filmes que chegam aos cinemas e aos streamings, além de uma curadoria do que vale assistir. Quer receber a edição da semana que vem no seu email? Inscreva-se aqui. Os assinantes UOL ainda têm mais de 10 newsletters exclusivas.

***

A epopeia da Marvel Studios ganha um novo capítulo a partir de hoje. É que nesta quinta, 16, estreia nos cinemas brasileiros o filme "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania", que abre nada menos que a Fase 5 do Universo Cinematográfico Marvel (conhecido também como MCU, da sigla em inglês).

É por isso que a nova aventura, além de continuar com a trajetória de Homem-Formiga e Vespa, também é um ponto importante na construção dessa intrincada cronologia. A trama dá mais indícios do que virá a seguir ao apresentar para ao público o vilão Kang, o Conquistador (Jonathan Majors). O personagem será o antagonista d'Os Maiores Heróis da Terra em "Vingadores: A Dinastia Kang", que está previsto para chegar à tela grande em 2025.

Por isso, o Na Sua Tela desta semana chega com aquilo que já virou tradição na newsletter: indicar quais filmes e séries você precisa assistir para entender "Homem-Formiga e a Vespa 3" - em uma curadoria que forma uma interessante porta de entrada para o que virá a seguir, principalmente entre aqueles que "perderam o fio da meada" do MCU.

Claro, nem tudo é super-herói. Nesta semana ainda tem a estreia de "Triângulo da Tristeza", produção vencedora da Palma de Ouro do último Festival de Cannes e indicado a três Oscars neste ano. Já para quem curte um bom suspense dramático, a novidade é "Sharper: Uma Vida de Trapaças".

Esse é só um gostinho: tem muito mais a seguir, incluindo filmes para todos os gostos.

O que tem de novo?

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania - imagem - Divulgação/Disney - Divulgação/Disney
'Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania' faz uma aventura em família
Imagem: Divulgação/Disney

  • Assista ao trailer
  • Onde: nos cinemas - clique aqui para comprar ingressos
  • O que tem de bom: A cronologia do Universo Cinematográfico Marvel é dividida em fases - e "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania" é a abertura da quinta. Por isso, o longa-metragem apresenta personagens e um contexto que já conhecemos: Homem-Formiga (Paul Rudd) e Vespa (Evangeline Lilly), junto do resto da família (que inclui Michelle Pfeiffer e Michael Douglas), mergulham no Universo Quântico, uma realidade tão microscópica que existe em nível subatômico. Lá, em busca do caminho de volta, eles precisam liderar uma rebelião ao estilo "Star Wars" contra o vilão Kang (Jonathan Majors), que domina esse universo. Mantendo a pegada humorística das outras aparições do Homem-Formiga, o filme apresenta uma interessante aventura que surpreende em ao menos um aspecto: o visual. Só não se apegue muito à lógica ou qualquer coisa assim, apenas embarque na viagem sobre heróis que conseguem diminuir de tamanho. Por fim, vale ressaltar que a produção tem duas cenas pós-créditos, ambas ditando o que vem por aí no MCU.
  • O que te faz sentir: união, empolgação
  • Extra direto do Splash: Astro de 'Homem-Formiga 3' revela segredo para manter interesse do público

Triângulo da Tristeza

Triângulo da Tristeza - imagem - Divulgação/Diamond Films - Divulgação/Diamond Films
Woody Harrelson (direita) é um dos destaques do elenco de 'Triângulo da Tristeza'
Imagem: Divulgação/Diamond Films

  • Assista ao trailer
  • Onde: nos cinemas
  • O que tem de bom: Indicado ao Oscar 2023 categorias de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro, além de ser o vencedor da prestigiada Palma de Ouro do Festival de Cannes do ano passado. Esse é o cartão de visitas de "Triângulo da Tristeza", filme que faz um comentário ácido (e, em certo momento, escatológico) das elites, da vida de aparências, do capitalismo e do patriarcado. Dirigido por Ruben Östlund (do também contestador "The Square: A Arte da Discórdia"), conta a história de Carl (Harris Dickinson) e Yaya (Charlbi Dean), dois modelos e influencers que ganham uma viagem em um cruzeiro caríssimo. Lá, entre ricaços descolados da realidade e um capitão excêntrico (Woody Harrelson), precisam lidar com uma série de infortúnios. Ainda que se perca em seu cansativo trecho final, "Triângulo da Tristeza" nos faz rir - até percebermos que a piada é sobre nós mesmos.
  • O que te faz sentir: deboche, asco
  • A opinião de Roberto Sadovski: "'Triângulo da Tristeza' traz todos os elementos de uma comédia ácida, antenada com os anseios do mundo moderno. Por uma hora e meia, o filme é uma sátira irretocável e funciona à perfeição. Seu timing, entretanto, é esmagado pela egotrip de um artista que acredita ter muito mais a dizer do que a bagagem que ele carrega. A indicação de Ruben Östlund ao Oscar de melhor direção é, francamente, uma 'tistreza'." (leia a crítica completa)

Sharper: uma vida de trapaças

Sharper - imagem - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
Julianne Moore está no elenco de 'Sharper', novo filme de Apple e A24
Imagem: Divulgação/Apple

    • Assista ao trailer
    • Onde: Nesta sexta (17) em Apple TV+
    • O que tem de bom: Gosta daqueles dramas que vão, aos poucos, montando um quebra-cabeças na tela, envolvendo o espectador até ele descobrir o que realmente está acontecendo? Pois "Sharper" é exatamente assim. A história começa com Tom (Justice Smith), o dono de uma livraria que se recupera de uma depressão quando se apaixona por Sandra (Briana Middleton). Até aí poderia ser um romance normal, mas a jovem tem intenções ocultas - em um intrincada trama que também envolve personagens interpretados por Sebastian Stan ("Capitão América 2: O Soldado Invernal"), John Lithgow ("O Escândalo") e Julianne Moore ("Para Sempre Alice"). Com reviravoltas interessantes e um roteiro que nem sempre é linear, é um daqueles longas que nos faz tentar adivinhar o que virá a seguir.
    • O que te faz sentir: incerteza, ameaça


    Além disso, "O Massacre da Serra Elétrica" retorna aos cinemas brasileiros. Uma ótima oportunidade para quem não pode conferir na tela grande esse clássico do terror, originalmente lançado em 1974. Clique aqui para conferir os horários das sessões e para comprar ingressos.

    Para entender 'Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania'

    A trajetória do Universo Cinematográfico da Marvel começou em 2008, com o lançamento do primeiro "Homem de Ferro". "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania" é o 31° primeiro longa-metragem dessa franquia bilionária - e que marca o começo de uma nova fase.

    Ok, tem grande chance de você não ter assistido a todos esses filmes, sem contar as inúmeras séries disponíveis no Disney+. Ou pior: até conferiu os lançamentos anteriores, mas simplesmente não consegue se lembrar de todos os detalhes. No fim de tudo, você só quer ir ao cinema, sentar na poltrona e curtir, correto?

    Não se preocupe: "Homem-Formiga e a Vespa 3" ainda funciona como uma história única. Porém, ter algum entendimento de onde a trama veio pode ajudar a compreender alguns elementos da aventura, além de melhorar a diversão.

    Por isso, o Na Sua Tela apresenta a seguir os cinco filmes e uma série que trazem elementos que são explorados no novo longa da Marvel Studios.

    Não é só isso: "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania" é a abertura da chamada Fase 5 do MCU e traz como vilão Kang, o Conquistador. O personagem, interpretado por Jonathan Majors ("Lovecraft Country"), é a peça-chave nesse novo momento da Marvel Studios - que culminará em 2025 e 2026, com, respectivamente, as estreias de "Vingadores: A Dinastia Kang" e "Vingadores: Guerras Secretas".

    Ou seja, o lançamento desta semana (junto com os filmes a seguir) funciona como um bom "ponto de entrada" para quem perdeu o fio da meada dessa enorme saga.

    Homem-Formiga

    Homem-Formiga - imagem - Divulgação/Disney - Divulgação/Disney
    'Homem-Formiga', com Paul Rudd, chegou aos cinemas em 2015
    Imagem: Divulgação/Disney

    • Assista ao trailer
    • Onde: Disney+
    • O que tem de bom: Primeiro filme do personagem, "Homem-Formiga" (2015) inova um pouco na fórmula das "histórias de origem" dos super-heróis. Afinal, Scott Lang (Paul Rudd) não é nenhum Capitão América: ainda que tenha um bom coração e tente ser um pai presente, ele é um ex-ladrão que acaba de sair da prisão. Sem conseguir emprego, se envolve com um grupo que quer roubar uma casa - e lá ele encontra o traje de um velho herói, o Homem-Formiga. Com a tecnologia da roupa, é possível miniaturizar o próprio corpo e outros objetos, além de se comunicar com as formigas. O que ele não sabia é que o dono do equipamento, Hank Pym (Michael Douglas), estava manipulando toda a situação como um teste. O objetivo? Recrutar Lang para ajudá-lo a derrotar o vilão Jaqueta Amarela. Divertido, o roteiro foi escrito por Edgar Wright (de "Em Ritmo de Fuga") ao lado de Adam McKay ("A Grande Aposta") e do próprio Rudd.
    • O que te faz sentir: empolgação, galhofa

    Capitão América: Guerra Civil

    Capitão América: Guerra Civil - imagem - Divulgação/Disney - Divulgação/Disney
    O Homem-Formiga fica gigantesco em 'Capitão América: Guerra Civil'
    Imagem: Divulgação/Disney

    • Assista ao trailer
    • Onde: Disney+
    • O que tem de bom: Ainda inexperiente, o novo Homem-Formiga foi convocado pelo lado de Steve Rogers (Chris Evans) para lutar em "Capitão América: Guerra Civil" (2016) contra o time liderado por Tony Stark (Robert Downey Jr.). Um dos melhores filmes da Marvel, equilibrando drama e ação em uma disputa entre os dois protagonistas que se torna uma guerra pessoal. Em meio a esse jogo, Scott Lang vira uma espécie de "massa bruta" da briga (e protagonizando uma das cenas mais legais). No final, ainda que não fosse o culpado por todo o conflito, é o Homem-Formiga quem sofre algumas das maiores consequências, sendo novamente preso.
    • O que te faz sentir: pesar, vazio

    Homem-Formiga e a Vespa

    Homem-Formiga e a Vespa - imagem - Divulgação/Disney - Divulgação/Disney
    Surge uma nova heroína: a Vespa
    Imagem: Divulgação/Disney

    • Assista ao trailer
    • Onde: Disney+
    • O que tem de bom: Em "Homem-Formiga e a Vespa" (2018), Scott Lang desistiu da vida de super-herói e passou a cumprir pena de prisão domiciliar. Porém, Hank Pym e a filha, Hope (Evangeline Lilly), têm um outro plano: usar o novo Homem-Formiga para resgatar Janet van Dyne, a Vespa original, que está há décadas presa no Reino Quântico (uma realidade que existe em nível subatômico). Para piorar, surge a Fantasma - mais uma vilã ligada ao passado de Pym. Além de se valer do extremo carisma de Rudd e de Michael Peña (que interpreta o personagem Luis), o longa ainda traz Hope assumindo o posto de nova Vespa do MCU.
    • O que te faz sentir: animação, coragem

    Vingadores: Guerra Infinita

    Vingadores: Ultimato - imagem -  -
    Em 'Guerra Infinita', Thanos transforma metade da vida do universo em pó

    • Assista ao trailer
    • Onde: Disney+
    • O que tem de bom: Grande parte dos eventos de "Vingadores: Guerra Infinita" (2018) acontece de forma paralela aos de "Homem-Formiga e a Vespa". É por isso que não vemos os dois heróis participando da épica batalha contra Thanos, que quer reunir as seis joias do infinito para matar metade da vida no universo. Porém, além de um ótimo filme de super-herói, "Guerra Infinita" prepara o terreno para o que veremos a seguir.
    • O que te faz sentir: luto, fragilidade

    Vingadores: Ultimato

    Vingadores: Ultimato - imagem - Divulgação/Disney - Divulgação/Disney
    O Homem-Formiga se transforma em um improvável salvador do universo em 'Ultimato'
    Imagem: Divulgação/Disney

    • Assista ao trailer
    • Onde: Disney+
    • O que tem de bom: Com o estalar de dedos de Thanos no clímax de "Guerra Infinita", Hope, Janet e Hank Pym viram pó na cena pós-créditos de "Homem-Formiga e a Vespa" - deixando Scott Lang preso no Reino Quântico. Quando o herói finalmente sai de lá, descobre que cinco anos se passaram. Porém, para ele, foram apenas poucas horas. Ao perceber que a viagem quântica permite voltar no tempo, o Homem-Formiga vai em busca d'Os Maiores Heróis do Mundo com uma proposta: retornar ao passado, roubar as Joias do Infinito antes delas caírem em mãos erradas e deter o Titã Louco. Essa é a base de "Vingadores: Ultimato" (2019), longa-metragem que alça Lang ao improvável panteão dos mais importantes personagens do MCU.
    • O que te faz sentir: coragem, luto

    Lóki

    Loki - imagem - Reprodução/Disney - Reprodução/Disney
    Jonathan Majors é Aquele Que Permanece, uma das versões de Kang, em 'Loki'
    Imagem: Reprodução/Disney

    • Assista ao trailer
    • Onde: Disney+
    • O que tem de bom: Para onde o MCU poderia ir depois de encerrar a famosa "Saga do Infinito", com a derrota de Thanos? A resposta começa a ser dada com "Loki" (2021- ), série do Disney+ que traz o personagem-título (interpretado por Tom Hiddleston) descobrindo a existência de uma espécie de polícia multidimensional que mantém a cronologia coesa. Além de apresentar uma das versões do vilão Kang - conhecida aqui como "Aquele Que Permanece" -, a história desencadeia uma série de eventos que resultam na criação de um "multiverso Marvel". Ou seja, a partir deste ponto começam a existir diversas realidades paralelas com os personagens dos filmes, algo que agora está ditando os acontecimentos do MCU. Ainda que não tenha o Homem-Formiga em cena, são eventos relacionados ao mais novo longa-metragem do herói (inclusive com a sua segunda cena pós-créditos).
    • O que te faz sentir: surpresa, perplexidade

    Para quem quer fugir da Marvel

    Paterson

    Paterson - imagem - Divulgação/Fênix Filmes - Divulgação/Fênix Filmes
    Adam Driver é um motorista de ônibus em 'Paterson'
    Imagem: Divulgação/Fênix Filmes

    • Assista ao trailer
    • Onde: UOL Play, MUBI, Looke
    • O que tem de bom: Depois dessa overdose de Marvel e de super-heróis, que tal um longa-metragem que faz refletir? Esse é o caso de "Paterson" (2016), produção dirigida por Jim Jarmusch ("Amantes Eternos") e que traz Adam Driver ("História de Um Casamento") como - sem trocadilhos - um motorista de ônibus. No decorrer de uma semana, conhecemos a rotina de Paterson, seus pensamentos, amores, poemas e angústias. Um verdadeiro estudo de personagem, em uma ótima atuação de Driver. Sem grandes buscas heroicas, este é um daqueles filmes que revela que a maior aventura humana é chegar ao fim de todos os dias com saúde, força e esperança suficientes para se levantar na manhã seguinte, quando recomeça a busca pela realização dos sonhos.
    • O que te faz sentir: intimidade, carinho


    * O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial. Já a disponibilidade e as datas de lançamento dos títulos são de responsabilidade de plataformas e distribuidores, podendo ser alteradas sem prévio aviso. Consulte a classificação indicativa dos filmes.