Topo

Show com mortes, churrasco com Lula: as passagens do RBD pelo Brasil

O RBD passou pelo Brasil diversas vezes ao longo da carreira - Divulgação
O RBD passou pelo Brasil diversas vezes ao longo da carreira Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

28/01/2023 04h00

O RBD está agitando os fãs desde que anunciou uma nova turnê 15 anos depois do fim do grupo, a "Soy Rebelde Tour".

Ao todo, os mexicanos trouxeram quatro turnês para o Brasil. Na primeira vinda ao país, em 2006, uma apresentação gratuita em um shopping em SP terminou com três mortes.

Relembre as passagens do RBD pelo Brasil:

2006: Tragédia em shopping, Guarujá e Tour Generación

Passagem pelo Guarujá. Na primeira vinda ao país, em fevereiro de 2006, o Domingo Legal (SBT) levou o grupo para conhecer o Guarujá, no litoral de São Paulo. Eles passearam de barco, dançaram funk e samba, e Anahí confessou que tinha uma "quedinha" por Ronaldo Fenômeno.

Primeiro show no Brasil deixou três mortos e pelo menos 42 feridos. Naquela mesma semana, o grupo fez sua primeira apresentação no país que acabou em tragédia. O evento aconteceu no estacionamento do supermercado Extra, no shopping Fiesta, zona sul da capital paulista. Um tumulto aconteceu quando pessoas que estavam na grade foram empurradas e pisoteadas por quem queria se aproximar. O show foi encerrado na segunda música. Cláudia Cristina Oliveira Souza, 38, Fernanda Silva Pessoa, 13 e Jenifer Chaves, 11, morreram de parada cardiorrespiratória após serem esmagadas pela multidão.

O grupo deu uma entrevista ao "Programa do Ratinho" após o incidente. Abalados, eles lamentaram o ocorrido. "Queremos dar os mais sentidos pêsames às famílias. É uma tristeza muito profunda que sentimos", disse Alfonso Herrera.

O RBD voltou ao país em setembro de 2006 com a turnê Generación. Foram 13 shows em 12 cidades: Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Goiânia, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo e Rio de Janeiro receberam a banda. A apresentação no Maracanã foi gravada e se tornou o DVD "Live in Rio". Na turnê, eles apresentaram músicas dos dois primeiros álbuns: "Rebelde" e "Nuestro Amor". Eles também se apresentaram no "Domingo Legal", dublando as músicas em português.

2007: Encontro com Lula na Tour Celestial

Encontro entre Lula e RBD em 2007 - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Encontro entre Lula e RBD em 2007
Imagem: Reprodução/Twitter

Segunda turnê passou por cidade pequena de Santa Catarina. Meleiro, uma cidade de cerca de 7 mil habitantes em SC, recebeu um show durante a passagem do grupo em abril de 2007. O RBD também se apresentou em São Paulo, Brasília e Porto Alegre.

Lula recebeu os integrantes da banda no Palácio do Alvorada. O grupo jogou uma partida de futebol e fez um churrasco com o então presidente. O RBD também doou uma guitarra para ser leiloada em benefício do programa do governo Fome Zero. A doação gerou a foto em que Marisa Letícia e Lula, "tocando" a guitarra, aparecem ao lado da banda.

Nessa passagem, o grupo cantou as músicas do recém-lançado álbum "Celestial". Além dos sucessos dos discos anteriores, a banda cantou hits novos como "Ser O Parecer" e "Bésame Sin Miedo".

2008: Show no aniversário de Brasília e Tour Empezar Desde Cero

RBD cantou no aniversário de 48 anos de Brasília, em abril. A apresentação aconteceu na Esplanada dos Ministérios e reuniu um público de cerca de 200 mil pessoas. Tumultos e desmaios na plateia e invasões do palco marcaram o evento. Na ocasião, foi gravado o DVD "Live in Brasília".

Em maio, o grupo voltou ao país para mais seis apresentações. A turnê passou por Rio de Janeiro, São Paulo (com três shows), Manaus e Belo Horizonte.

A Tour Empezar Desde Cero promoveu o álbum de mesmo nome. O disco inclui os sucessos "Inalcanzable" e "Y No Puedo Olvidarte".

2008: A turnê do "adeus", sem Maite Perroni

O RBD chegou ao fim em 2008 - Divulgação - Divulgação
O RBD chegou ao fim em 2008
Imagem: Divulgação

O RBD anunciou o fim da banda em agosto de 2008. Com o fim do grupo, veio também o anúncio da "Turnê do Adeus", que teve sete datas no Brasil no final de 2008.

As últimas passagens do RBD pelo Brasil aconteceram em novembro e dezembro daquele ano. O grupo se despediu do público passando por São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Porto Alegre e Brasília. A demanda foi tanta que São Paulo e Rio ganharam duas datas extras.

Maite estava ausente da maioria dos shows no país. Na época, ela estava gravando a novela "Cuidado com o Anjo". A cantora estava presente, porém, no primeiro show da turnê em São Paulo, ocasião em que foi gravado o DVD "Tournée do Adeus".