Topo

Há 14 anos, fim do RBD ocorreu após brigas constantes e término de namoros

Os protagonistas da novela "Rebelde", que formaram o grupo RBD - Reprodução/Televisa
Os protagonistas da novela "Rebelde", que formaram o grupo RBD Imagem: Reprodução/Televisa

De Splash, em São Paulo

20/12/2022 04h00

A banda mexicana RBD, que anunciou o retorno aos palcos, nasceu em decorrência do sucesso da novela "Rebelde" (2004). O sucesso da Televisa, exibido no Brasil pelo SBT, rendeu ao grupo fãs em toda a América Latina antes de um rompimento marcado por polêmicas em 2008.

O grupo foi formado por Dulce María, Christian Chávez, Anahí, Maite Perroni, Christopher von Uckermann e Alfonso Herrera, além de uma banda que os acompanhava em turnês.

O que os músicos dizem oficialmente? Em entrevista ao programa "En La Luna", divulgado no canal do YouTube do apresentador Jesús Guzmán em abril de 2018, Alfonso Herrera admite que foi o culpado pelo fim do grupo. "Eu queria fazer outras coisas, como atuar. [..] Tínhamos um acordo: se um dos músicos decidisse sair, o grupo acabaria. Isso foi respeitado, felizmente".

"Christopher também queria fazer outras coisas. Maite já estava fazendo novela enquanto nós estávamos em turnê. Cada um estava começando a entrar em novos projetos", completou.

Discussão no Brasil. Apesar de serem grandes amigas, Anahí contou sobre uma discussão com Dulce Maria antes de um show no estádio do Morumbi, em São Paulo. "Foi por uma das maiores besteiras do mundo. Apresentamos pontos de vista diferentes e, depois, começamos a gritar. Ficamos dois dias sem nos falar". Para a artista, a situação, exposta em um programa de TV mexicano, foi resultado do estresse gerado pela agenda de shows.

Brigas constantes entre Anahí e Alfonso Herrera. Durante participação no programa "Tudo é Possível" (RecordTV) em 2010, Anahí afirmou serem frequentes as brigas com o colega nos tempos em que realizavam turnês juntos. "É normal, igual quando você briga com os seus irmãos". Em entrevista exibida na TV mexicana, os dois já admitiram uma discussão em Bogotá, na Colômbia, após Alfonso propor um banho de chuva aos integrantes do grupo.

Fim de romance. Dulce Maria e Alfonso Herrera namoravam na época em que "Rebelde" foi gravada. "Todas as meninas queriam estar com eles. Íamos a qualquer país e eles podiam escolher, sabe? [...] Não éramos mais namorados, mas obviamente é muito difícil terminar uma relação sem ter espaço para o sofrimento", disse em entrevista ao programa "En compañia de...", exibido em 2015.

Brincadeira com rato morto. Anahí e Christopher von Uckermann admitiram publicamente um relacionamento em 2007, mas o namoro durou apenas um ano, informou a revista mexicana Quién em 2014. Na época em que estavam juntos, Christopher brigou com a artista por após atirar um rato morto em sua direção durante a realização de ensaio para uma revista. "Tive que desviar para não pegar no meu rosto", contou Anahí à Televisa.

Outro rompimento. Maite Perroni também manteve um relacionamento com Guido Larris, baixista do RBD, entre 2006 e 2008. Segundo a revista mexicana Hola!, ela tomou a decisão de dar fim ao noivado com o músico, mas nunca se posicionou publicamente sobre a decisão.