Topo

Manoel, do BBB 23, é adepto do Santo Daime. O que é isso?

Manoel é um dos participantes da casa de vidro do BBB 23 - Reprodução/Glbooplay
Manoel é um dos participantes da casa de vidro do BBB 23 Imagem: Reprodução/Glbooplay

Colaboração para o UOL

11/01/2023 04h00

Manoel Vicente, um dos quatro confinados da Casa de Vidro que vai dar duas vagas ao BBB 23, contou em seu perfil que se converteu ao Santo Daime. Ainda não há detalhes sobre a relação do psiquiatra de Cuiabá com a religião. Suas redes sociais também não trazem nenhuma menção à sua fé.

Porém, a simples divulgação de que o confinado da Casa de Vidro seria daimista já suscita a curiosidade de muita gente. Apesar de a doutrina do Santo Daime ser 100% brasileira, poucos a conhecem e a religião é ainda cercada de mitos e preconceitos, sobretudo por causa do uso de uma bebida capaz de alterar o estado de consciência, o ayauhasca.

Como foi criada?

  • Fundada por Raimundo Irineu Serra, mais conhecido como Mestre Irineu, um humilde descendente de escravizados nascido no Maranhão que trabalhava como seringueiro e militar no Acre no início do século 20.
  • Irineu conheceu a ayahuasca, que já era usada por alguns povos indígenas, quando viajava pela Amazônia, como militar, para ajudar a desenhar a fronteira do Acre.
  • Em uma das sessões religiosas com a bebida, teve uma revelação durante um encontro com uma entidade, a Rainha da Floresta - que também seria Nossa Senhora da Conceição em um sincretismo com a fé católica - que teria dado a Irineu o dom de curar e a missão de fundar e difundir a doutrina do Santo Daime.
  • Em 1920, em Rio Branco, nasce a doutrina que misturava o uso religioso do ayahuasca com elementos do catolicismo, do xamanismo e de tradições afro-brasileiras.

Como é hoje em dia?

Diversas organizações afirmam seguir e continuar o legado de Mestre Irineu. Apesar de diferenças pontuais nos rituais, elas seguem elementos em comum. O principal deles, claro, é a utilização do chá como forma de ampliar a consciência e ter uma visão mais clara do mundo e de si mesmo.

Ministrado por um líder espiritual, chamado de padrinho, e acontecem nos dias 15 e 30 de cada mês. Os fiéis, ou seguidores, se vestem com roupas claras. Homens e mulheres se separam e formam um círculo. Em seguida, vão em fila para o consumo do chá.

Costumeiramente, o Daime é consumido por três vezes durante o culto. Depois do uso, os seguidores, já sob efeito do chá, ficam em uma espécie de estado meditativo. Durante todo o culto, hinos são cantados com letras de louvor a Deus e homenagens a Mestre Irineu e outras pessoas importantes na história do Daime.

O chá também é preparado de forma ritual, seguindo regras rígidas determinadas pela doutrina.

Os seguidores do Daime fazem questão de estabelecer que, dentro da religião, não há uso indiscriminado do chá alucinógeno que só é consumido de maneira ritualística, já que é considerado pela doutrina como um sacramento.

Enquete BBB 23: qual participante da Casa de Vidro deve entrar no reality?

Enquete encerrada

Total de 37743 votos
41,92%
Divulgação
36,88%
Reprodução/Instagram
13,57%
Reprodução
7,64%
Divulgação
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo