Topo

Ivan Baron: influenciador foi de bronca em Juliette à rampa com Lula

Ivan Baron - Instagram/Reprodução
Ivan Baron Imagem: Instagram/Reprodução

De Splash, em São Paulo

01/01/2023 18h59

O influenciador digital Ivan Baron foi uma das pessoas escolhidas para representar "o povo brasileiro" e transmitir a faixa de presidente da República a Lula hoje. Revelado ao dar uma "bronca" em Juliette durante o BBB 21, Baron é ativista pela causa das pessoas com deficiência.

Ivan Baron é de Natal, no Rio Grande do Norte, e tem 24 anos. Se apresentando como o "influenciador da inclusão", ele tem cerca de 1 milhão de seguidores nas suas redes sociais: são 368 mil seguidores no Instagram e outros 584 mil no TikTok.

O estouro aconteceu depois de ele ter criticado uma fala de Juliette no reality da Globo. Após explicar por que tinha sido capacitista a fala da paraibana perguntando se Gil do Vigor era "aleijado", tudo mudou para ele, que fez a crítica deixando claro que gostava de Juliette.

O perfil da participante, que ainda estava confinada no reality show, compartilhou a publicação de Ivan e agradeceu o conselho, avisando que repassaria a Juliette quando ela deixasse o programa.

O primeiro passo para a fama foi como fã de carteirinha de Anitta. O potiguar realizou uma campanha em 2016 nas redes sociais para conhecer a musa, e conseguiu mobilizar uma galera. "Uma afiliada da Globo levava fãs para conhecer os ídolos. Consegui 240 pessoas para enviar os vídeos. Conheci Anitta, apareci na TV e muita gente começou a me seguir na internet", relembrou em entrevista a Splash em 2021.

Ivan Baron participou de atos de campanha e emocionou Lula. O influenciador esteve presente em vários atos e eventos promovidos pela equipe do agora presidente da República com personalidades das redes sociais. Em um desses atos, emocionou Lula com seu discurso pela inclusão. Com paralisia cerebral, Baron fala sobre os direitos das pessoas com deficiência e a luta contra o capacitismo.

Sem Bolsonaro e Mourão, o "povo brasileiro" passou a faixa. Com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) viajando para os Estados Unidos nos dias que antecederam a posse, e o ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) se recusando a passar a faixa para Lula, o cerimonial teve uma outra ideia para o ato.

Um grupo de pessoas representantes da diversidade da sociedade brasileira subiu a faixa com o presidente, incluindo Baron, o líder indígena Cacique Raoni, representantes das mulheres, das pessoas negras e dos trabalhadores.