Topo

Linn da Quebrada passa por cirurgia de afirmação de gênero

Linn da Quebrada faz procedimento de feminilização facial - Reprodução/Instagram
Linn da Quebrada faz procedimento de feminilização facial Imagem: Reprodução/Instagram

Péterson Neves

De Splash, em São Paulo

30/07/2022 21h50

Ex-participante do "BBB 22" (TV Globo), a cantora e atriz Linn da Quebrada, de 32 anos, surpreendeu seus seguidores, na tarde de hoje, ao compartilhar fotos do pós-operatório de uma cirurgia no rosto. Ela já está bem em casa e tendo boa recuperação após a feminização facial.

Em contato com Splash, a equipe da artista relatou que ela realizou uma cirurgia plástica de afirmação de gênero no rosto. O procedimento é realizado em homens e mulheres transgêneros para deixar os traços do rosto com os quais mais se identificam.

Linn da Quebrada fez a cirurgia há poucos dias e já está em casa ao lado de sua família dando continuidade no processo de recuperação.

Nas postagens compartilhadas nas redes sociais, a ex-BBB brincou para dizer aos fãs que está bem.

"Fissura na fissura", legendou Linn da Quebrada, fazendo referências ao novo álbum de Beyoncé com a frase "aLiin Superstar" e a hashtag "renaissance" - que significa, em português, renascimento.

Nos comentários, os fãs e amigos de Lina informaram os curiosos sobre a cirurgia de feminização facial e deixaram mensagens de carinho para a artista.

"Mais linda ainda", escreveu o ex-BBB Vinicius. "Boa recuperação, amiga! Estou na mesma aqui", desejou a ex-BBB Laís Caldas.

O que é possível fazer?

Segundo o Viva Bem, do UOL, são em torno de 12 procedimentos disponíveis que contemplam alterar as características faciais, como projetar as maçãs do rosto e os lábios, suavizar o contorno da testa e das têmporas, alterar a projeção e o contorno do nariz, até a reduzir o pomo de adão —cartilagem tireoidea acentuada—, no caso das mulheres trans que desejam suavizar os contornos masculinos.

Além dessas, segundo Suzy Vieira, cirurgiã plástica que atua nas áreas de cirurgia estética, reparadora e cosmiatria, ainda voltadas ao público feminino trans, é possível alterar a estrutura óssea para retrusão do queixo (mentoplastia), realizar implantes capilares e correção de áreas de calvície, laser para remoção de pelos e elevar dos supercílios.

Veja abaixo os tipos de cirurgias disponíveis de feminização:

  • Reconstrução fronto-orbitária: mudança na testa, aplainamento ósseo, com placas e parafusos de titânio;
  • Recontorno mandibular: apagamento do ângulo mandibular;
  • Mentoplastia: redução ou avanço do mento (queixo), sempre produzindo um efeito triangular, com um queixo de cerca de 2,5 cm;
  • Redução do pomo de adão;
  • Rinoplastia: aumento do ângulo naso-labial e retirada da giba nasal, que é a saliência óssea localizada no dorso nasal.