Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Zé Leôncio chama atenção de peões por rirem de Zaquieu: 'Homofobia é crime'

Pantanal: Josê Leôncio dá brinca nos peões por rirem de Zaqueu - Reprodução/TV Globo
Pantanal: Josê Leôncio dá brinca nos peões por rirem de Zaqueu Imagem: Reprodução/TV Globo

Colaboração para Splash, em São Paulo

04/07/2022 23h28

Além da primeira transa do casal Jove (Jesuíta Barbosa) e Juma (Alanis Guillen), o capítulo de hoje de "Pantanal" (TV Globo) trouxe um importante discurso contra homofobia feito por José Leôncio (Marcos Palmeira) para seus peões após tomar conhecimento que riram do 'jeito esquisitinho' de Zaquieu (Silvero Pereira). O discurso foi elogiado pelos fãs da trama nas redes sociais por promover o respeito e diversidade entre todos.

Incomodado que Zaquieu deixou o Pantanal por se sentir diferente, José Leôncio procurou seus peões para com a intensão de saber se alguém havia feito algo que poderia ter magoado o funcionário de Mariana (Selma Egrei). Assim que iniciou a conversa, o filho Tadeu (José Loreto) irá começar a confrontá-lo. "Eu sei lá. Nóis nunca falamos nada demais com ele. Se troquemo meia dúzia de palavra, foi muito", declarou.

"E ele foi simbora daqui daquele jeito por quê?", indagou José Leôncio. "Eu vi ele pegar a chalana. Tava bastante abatido", contou Trindade (Almir Sater). "E por que você não impediu, Trindade?", indagou o fazendeiro. "Quem sou eu para impedir um sujeito de ir e vir", afirmou o peão.

José Lucas (Irandhir Santos), então, entra no assunto para alertar o pai sobre as chacotas feitas pelos peões contra Zaquieu. "Acho que foi a ignorância dos peão aqui, pai. Ficaram tudo rindo do jeito dele", relatou.

"Ah, também se não rir daquele jeitinho, vai rir mais do quê?", reagiu Tadeu. "Então, vocês riram?", perguntou José Leôncio. "Não tinha como não rir, não, meu pai. Ocê tinha que ver o jeito esquisitinho dele. Na hora que tomou susto com o jacaré, deu até um pulinho", riu o filho de Filó (Dira Paes).

José Leôncio não consegue esconder o seu incomodo ao saber que Zaquieu foi vítima de homofobia. "É claro que riram. Ele também deve achar o nosso jeito nada esquisitinho", reclamou.

"Ara, pai, ninguém fez nada por mal para ele, não", afirmou Tadeu. "O Arcides quando chamou seu irmão de flozô não fez por mal. Foi por falta de educação", repreendeu José Leôncio. "Mas o Joventino não era flozô", rebateu Tadeu. "E se ele fosse? Ia ser de vergonha?", questionou José Lucas. "Mas ele não é", gritou Tadeu. "Teu irmão tá certo, Tadeu. Ainda que ele fosse não ia mudar ele em nada"

Josê Leôncio ouviu o filho lembrar de vê-lo incomodado com a possibilidade de Jove ser homossexual, mas rapidamente tornará a repreendê-lo. "Porque eu sou uma besta e 'ocês' tudo são umas bestas também. Todo mundo que achou graça na esquisitise do Zaquieu... Mas é bom o povo se acostumar. Isso que ocês fizeram não é piada, não. É homofobia e é crime", disparou.

Visivelmente irritado, Tadeu partiu para o deboche contra o pai. "Vamo todo mundo preso. Eu, trindade. A começar pelo senhor, né, meu pai?", indagou. "Era isso mesmo que tinha que acontecer. Se nós estivéssemos num país sério, todo mundo que sorrisse do jeitinho dos outros é cadeia, xadrez", respondeu o fazendeiro.

José Leôncio ainda aproveitará a presença de todos os peões de sua fazenda para anunciar que não irá aceitar qualquer tipo de preconceito dentro de suas terras.

Ocê não sabia que isso era tão sério, Tadeu. Eu também não sabia. Nenhum de nós sabia disso aqui. A verdade é que crescemos e vivemos sorrindo disso aqui tudo. Achando que o sujeitinho por ser diferente é sem carater, é sem valor, mas não é... Já que nós estamos tudo aqui reunido. Quero que ocês saiba que de hoje em diante, quem fizer pouco caso de alguém seja pelo motivo que for, pode ajudar as suas tralhas de arreio e simbora daqui. Cabo essa história.
José Leôncio

"Mesmo se for um filho do senhor", indagou Tadeu. "A começar por eles, Tadeu. Que é para dar o exemplo", finalizou José Leôncio.

Nas redes sociais, o discurso contra homofobia feito em horário nobre da novela da TV Globo rendeu elogios aos fãs de "Pantanal". Na primeira versão da trama, a cena traz o dono da fazenda e seus peões rindo de Zaquieu.

Elenco de 1990 x elenco de 2022: quem é quem em 'Pantanal'