Topo

Cantor com show cancelado após se revelar gay desabafa: 'Não deram motivo'

O cantor Bruno Camurati teve sua apresentação cancelada no Festival Halleluya - Reprodução/Instagram
O cantor Bruno Camurati teve sua apresentação cancelada no Festival Halleluya Imagem: Reprodução/Instagram

Luiza Stevanatto

Colaboração para Splash, em São Paulo

01/07/2022 12h00Atualizada em 01/07/2022 18h02

O cantor Bruno Camurati anunciou ontem que sua apresentação no festival católico Halleluya foi cancelada. No dia anterior, o músico se queixou de um cancelamento, sem citar o nome do festival, e lamentou "ser rejeitado por uma comunidade que tem um olhar misericordioso pro pobre e ajuda o oprimido". No mês passado, Bruno revelou ser gay. Segundo ele, outras apresentações suas foram canceladas após assumir ser parte da comunidade LGBTQIA+.

"A organização do Festival Halleluya me comunicou que eu não estarei mais na programação do evento deste ano. [...] Espero que nos encontremos muito em breve em outros shows. Eu seguirei jogando as redes onde o Senhor mandar", escreveu, ao anunciar o cancelamento da apresentação, que aconteceria no dia 23 de julho e até maio estava confirmada.

Bruno já havia se apresentado em outras edições do festival e, na mesma publicação, fez um agradecimento: "Sou grato ao festival por todos os anos que estive lá, pela oportunidade de ter um palco para me comunicar com vocês, onde minha missão faz todo sentido."

No dia anterior, porém, Bruno fez um desabafo sobre o cancelamento de um show.

"Alguns cancelamentos doem mais que outros. Ser rejeitado por uma comunidade que tem um olhar misericordioso para o pobre e ajuda o oprimido e que sempre amou meu trabalho e se viu nele... Hoje estão deixando de me ouvir e me receber", escreveu.

Na manhã de hoje, o músico publicou uma série de vídeos em seu Instagram abordando a situação. Bruno afirmou que já sabia do cancelamento de sua apresentação há um tempo e que publicou o comunicado para dar uma "satisfação" ao público.

"Eu, em momento algum, quis que isso se transformasse em uma raiva generalizada, um cancelamento da comunidade ou do evento, que sempre me acolheu bem, e lamento que tenha chegado no ponto em que chegou", disse.

Ele ainda afirmou que sua participação também foi cancelada em outros eventos.

Eu entendo porque o show foi cancelado, eu já esperava por isso. Não só esse show, mas outros eventos e palestras também foram cancelados.
Bruno Camurati

Por fim, Bruno pediu ao público "respeito, amor e gentileza". "É o foco da nossa fé e o foco da nossa convivência e é como eu gostaria que os diálogos fossem tomados", concluiu.

A última publicação do festival recebeu diversos comentários questionando o cancelamento da apresentação de Bruno. "Não dá pra compactuar com homofobia. Sinto muito", escreveu uma seguidora. "Por que cancelaram o show do Bruno Camurati? A resposta a gente sabe, só quer escutar de vocês", comentou outra.

"Não quiseram dar o motivo"

Em conversa com Splash, Bruno afirmou que a organização do evento ligou no início do mês de junho para informá-lo do cancelamento, alguns dias depois das primeiras publicações em que falou sobre sua sexualidade. Segundo ele, o Festival Halleluya não quis dizer a razão da mudança: "Só falaram que não aconteceria mais e que divulgariam outra programação, mas não quiseram dar o motivo", contou.

O cantor, que estreou no evento em 2012 e se apresentou em várias edições nos últimos dez anos, diz que tudo leva a crer que o cancelamento foi motivado por suas postagens sobre a comunidade LGBTQIA+: "Tudo leva a crer que sim. Eu imagino que seja esse motivo, porque como é um festival católico, da Comunidade Shalom [e essa] é uma informação pública, [pode ser que] isso, segundo eles, não condiga com o perfil do festival."

Bruno conta também que, desde então, teve outro show e duas palestras canceladas e que, da mesma forma, os organizadores não informaram o motivo. Ele, porém, se diz feliz com o apoio que vem recebendo desde que anunciou que não se apresentará mais no festival.

"É uma pena que isso tudo esteja acontecendo, mas tem um bem. É bom ver que muita gente se sentiu representada, precisava se ver ali dentro da música, dentro da música católica", afirmou.

Eu espero que isso possa ajudar no diálogo, levantar essa questão dentro das igrejas, pra que as igrejas saibam como acolher o público LGBT, saibam como fazer com que esse público se sinta acolhido e inserido dentro da comunidade. É um assunto que já tá muito atrasado, inclusive [...], porque as pessoas querem se ver ali representadas. Elas só se sentem excluídas, então é importante ter essa representatividade.
Bruno Camurati

Splash também tenta contato com o Festival Halleluya por meio de assessoria de imprensa. Assim que recebermos um posicionamento do evento, a nota será atualizada.