Topo

Quem é Murda Beatz, produtor canadense e novo namorado de Anitta?

Caio Santana

De Splash, em São Paulo

10/06/2022 04h00Atualizada em 10/06/2022 15h12

Após fazer mistério e não revelar quem estava namorando — afirmando apenas que a pessoa não era latina e falava só inglês —, Anitta não faz mais questão de esconder que está com o produtor canadense Murda Beatz. Os dois estão vivendo um romance, conforme apurou o jornalista Lucas Pasin, colunista de Splash.

O canadense está no Brasil e esteve presente na festa junina organizada na casa da nossa Girl From Rio, na noite da última quarta-feira (8), na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

Juntos, Anitta e Murda até participaram de gincanas, entre elas uma disputada por casais: quem conseguisse ficar mais tempo com uma laranja entre as testas seria o casal vencedor.

Mas quem é Murda Beatz?

Murda Beatz é o nome artístico de Shane Lee Lindstrom, que tem 28 anos e é um produtor, DJ e compositor canadense nascido em Fort Erie, pequena cidade banhada pelo rio Niágara, na província de Ontário. Autodidata, sua biografia do Spotify o define como "prodígio do trap canadense" e afirma que aos quatro anos ele já tinha fotos tocando bateria.

1 - Reprodução/ Instagram @anitta - Reprodução/ Instagram @anitta
Anitta e Murda Beatz na festa junina da cantora
Imagem: Reprodução/ Instagram @anitta

"Eu cresci com meus pais sempre ouvindo rock. Meu pai queria que eu tocasse guitarra, mas eu sempre tive mais ouvido para bateria. Ele realmente queria que eu fosse um guitarrista, como ele", falou Murda em entrevista para a revista The Fader, em 2016, quando tinha 22 anos.

Mas foi somente após ir para a Escola Secundária de Fort Erie que ele decidiu focar em música no final do ensino médio. Aos 17 anos, ele já produzia música sozinho fazendo batidas em seu quarto. Sem querer se formar no colégio, ele completou os estudos graças à mãe.

"Eu ia para uma faculdade de música em Toronto, mas na época eu fiquei: 'Não, não vale a pena gastar o dinheiro. Prefiro me ensinar'. Aprendi cedo no 'jogo' [musical] que é melhor se movimentar, conhecer pessoas e construir relacionamentos", explicou.

Com apenas 21 anos, ele já estava se consolidando no mercado após sair do Canadá, e foi produtor interno do grupo de hip hop Migos, com a faixa "Pipe It Up", em 2015, Top 38 no charts de R&B e Hip Hop da Billboard nos Estados Unidos.

Dali em diante ele construiu uma forte rede de relacionamentos, também com ajuda de Cory Litwin, canadense que é seu empresário desde 2014. Suas produções somam mais de 20 singles de platina com artistas que vão de Cardi B e Travis Scott ao Drake.

Aliás, dois dos seus maiores sucessos são de Drake e Travis Scott, respectivamente, com "Nice For What" (2018) e "Butterfly Effect" (2017). Ele também produziu "Motive", de Ariana Grande e Doja Cat.

Forbes e Coachella

Escolhido em 2021 como um dos jovens destaques do cenário musical pela Forbes 30 Under 30 nos EUA, a publicação exalta seus trabalhos em oito álbuns indicados ao Grammy e mais de 20 álbuns que alcançaram o topo da Billboard.

2 - Reprodução/ Forbes - Reprodução/ Forbes
Murda Beatz foi escolhido destaque na música em 2021 pela Forbes dos EUA dentre os jovens com menos de 30 anos
Imagem: Reprodução/ Forbes

No ano anterior, já consolidado como um dos maiores nomes na cena musical e hitmaker requisitado, Beatz doou US$ 20 mil (cerca de R$ 134 mil na conversão para o real em valores corrigidos pelo Banco Central) para o departamento de música da escola secundária que fez ensino médio em Fort Erie e estava com pretensões de voltar lá, ver os instrumentos comprados e tirar fotos com as crianças, segundo disse em entrevista publicada no site canadense My City Life.

Hoje, ele pode não alcançar ainda números exorbitantes nos charts de música, mas suas próprias produções também são ouvidas pelo público. Somente no Spotify são mais de 1,3 milhão de ouvintes mensais em todo o mundo, com destaque para cinco cidades: Los Angeles (EUA) 35,6 mil; Toronto (Canadá) 25,8 mil; Chicago (EUA) 25,1 mil; Dallas (EUA) 20,9 mil; e Atlanta (EUA) com 20 mil ouvintes.

1 - Reprodução/ Spotify - Reprodução/ Spotify
Música mais popular de Murda Beatz tem 86 milhões de streams e é colaboração com Smokepurpp e participação de Lil Yachty e Offset
Imagem: Reprodução/ Spotify

Seu trabalho é tão relevante que ele marcou presença no Coachella 2019 se apresentando aos sábados (13 e 20 de abril), em dia onde a banda Tame Impala foi headline e Billie Eilish e J Balvin também se apresentaram.

Neste ano, ele subiu ao palco do festival outra vez, mas como convidado de Anitta. "Encerrando o palco principal [...] com Anitta. Você foi incrível, obrigado por me receber", agradeceu ele em publicação no Instagram feita em 23 de abril.