Topo

Eliana faz desabafo sobre etarismo nas redes sociais: 'Falta de informação'

Eliana fez uma reflexão sobre os preconceitos que envolvem a idade - Divulgação/SBT
Eliana fez uma reflexão sobre os preconceitos que envolvem a idade Imagem: Divulgação/SBT

Colaboração para Splash

07/06/2022 20h53

A apresentadora Eliana, de 48 anos, publicou hoje em suas redes sociais uma reflexão a respeito do chamado 'etarismo' - forma de preconceito em que a vítima é alvo de críticas, imposições ou restrições a partir do critério de sua própria idade.

A loira publicou um vídeo em seu perfil pessoal no Instagram, no qual lista alguns chavões do gênero que são proferidos no dia a dia como se não fossem inconvenientes ou preconceituosos. "Frases etaristas que devemos evitar: 'você até que é bonita para sua idade', 'você não tem mais idade pra usar isso', 'você está muito velha pra ser mãe', 'solteira nessa idade? Vai ficar pra titia'", relacionou.

"Para quem ainda não conhece, 'etarismo' é quando uma pessoa julga, zomba ou dúvida da capacidade de outra simplesmente por conta da sua idade. Esse tipo de preconceito muitas vezes é tolerado no dia a dia devido à falta de informação que as pessoas possuem sobre ele", iniciou Eliana, na legenda do post.

"É claro que, ao longo do tempo, é comum surgirem dificuldades na vida. Mas toda pessoa tem o direito de envelhecer sem precisar ouvir comentários maldosos! Ficar mais velha significa se tornar mais madura, sábia e segura. E isso é lindo!", refletiu a artista do SBT.

"Então vamos focar nos discursos que elevam a autoestima? Lembrando que todo mundo vai envelhecer um dia. Quem não envelhece morre cedo. Viva a vida!", concluiu Eliana.