Topo

Belinda vira destaque da Netflix 20 anos após traumatizar geração em novela

Belinda é África em "Bem-Vindos ao Éden", nova série espanhola da Netflix - Lucia Faraig/Netflix
Belinda é África em 'Bem-Vindos ao Éden', nova série espanhola da Netflix Imagem: Lucia Faraig/Netflix

Renata Nogueira

De Splash, em São Paulo

05/05/2022 04h00

O nome de Belinda é quase sempre relacionado a "Cúmplices de um Resgate", principalmente para os brasileiros que cresceram assistindo à versão original da novela no SBT. Vinte anos depois de estrelar a trama infantil, a atriz e cantora de 32 anos volta aos holofotes com um dos papéis principais na série espanhola "Bem-vindos ao Éden", que estreia amanhã na Netflix.

'Bem-vindos ao Éden' tem atores de três séries espanholas de muito sucesso

Em "Bem-vindos ao Éden", Belinda é África, uma influenciadora digital com milhões de seguidores que é convidada para uma festa super exclusiva em uma ilha secreta. O evento promovido por uma nova marca de bebidas, no entanto, não é nada do que os convidados estavam esperando. A trama usa a premissa bíblica de Adão e Eva para trazer uma reflexão sobre os dias atuais.

Mas, voltando a 2002 e ao papel que tornou Belinda famosa mundialmente, muita gente que hoje é adulta ainda não superou a saída repentina da atriz de "Cúmplices de um Resgate".

Ela, que fazia o papel das gêmeas Mariana e Silvana, deixou a novela antes do fim e acabou substituída às pressas por Daniela Luján, causando um trauma para as crianças que eram fãs das personagens e da intérprete original.

Belinda tinha só 12 anos de idade e a decisão veio depois que a Televisa optou por estender a novela, que estava fazendo bastante sucesso.

Na época, os pais da estrela mirim já tinham planos de uma turnê solo para ela como cantora, e recusaram prorrogar o contrato da filha. Não restou alternativa aos criadores a não ser trazer outra atriz.

De janeiro a maio de 2002, as protagonistas de "Cúmplices de um Resgate" foram interpretadas por Belinda. A partir do capítulo 91, até julho de 2002, quando a novela terminou, Daniela Luján assumiu a posição.

Troca de protagonista e indignação

A partir daí, Belinda passou por um inferno em sua vida pessoal e só falou sobre o assunto 15 anos depois em uma entrevista de 2017 exibida pela TV Imagen.

Em um relato assistido por quase 3 milhões de pessoas somente no YouTube, a ex-estrela mirim contou que chegou a passar uma adolescência deprimida por causa dos ataques e julgamentos que ouviu após a decisão de deixar a novela e se dedicar à música.

"A imprensa foi bem agressiva comigo e isso me afetou muito. Foi uma época muito difícil na minha vida. Era difícil até levantar da cama. Eu não entendia aqueles insultos, não entendia porque brigavam tanto comigo", contou a atriz sobre a repercussão de sua saída.

Ela continuou. "Eram pessoas que nem me conheciam e me machucavam. Tinha um grupo na internet de meninas da escola que se juntaram para me xingar. Diziam que queimariam o meu rosto com ácido. Isto é algo muito forte, é um bullying terrível."

Mesmo com o desabafo de Belinda, os fãs não esquecem a história que aconteceu há duas décadas. O comentário mais curtido do vídeo da entrevista diz o seguinte: "A saída da Belinda de 'Cúmplices de um Resgate' é sem dúvida a história mais traumatizante da minha infância. 2019 e ainda não consigo superar."

belinda e daniela - Reprodução/Televisa - Reprodução/Televisa
Belinda (esquerda) foi substituída por Daniela Luján (direita) em 'Cúmplices de um Resgate' (2002)
Imagem: Reprodução/Televisa

Todo esse sofrimento acabou traduzido em sua música. Belinda se isolava e escrevia as canções para desabafar sobre o que estava sentindo. Ela contou ainda na mesma entrevista que até hoje tem dificuldade para escrever canções alegres, embora tenha vontade.

Naquele mesmo ano de 2017, a atriz nascida na Espanha tinha participado do filme "Baywatch" ao lado de estrelas como Zac Efron e Dwayne Johnson, o The Rock.

Dividida entre a música e a atuação, Belinda também estrelou a novela "Camaleões" em 2009, e provou que as rixas ficaram restritas aos fãs, já que a trama tinha produção de Rosy Ocampo, a mesma de "Cúmplices de um Resgate".

"Bem-vindos ao Éden" vem agora como uma grande aposta entre as produções em espanhol originais da Netflix e deve conquistar muitos órfãos da atriz que ganhou fama na trama mexicana.