Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


'Pantanal': afinal, como uma sucuri ataca pessoas?

A sucuri se aproxima do barco com Juma Marruá no capítulo de "Pantanal" - Reprodução
A sucuri se aproxima do barco com Juma Marruá no capítulo de 'Pantanal' Imagem: Reprodução

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

07/04/2022 15h26Atualizada em 07/04/2022 17h02

Nova personagem que está dando o que falar em "Pantanal", a sucuri gigante que habita a região é uma forma do místico Velho do Rio (Osmar Prado), o homem que representa a ligação entre os mundos físico e espiritual na trama. O capítulo de ontem terminou com a cobra preparada para atacar um dos homens que chegaram ao local em busca de Gil (Enrique Diaz), provavelmente numa tentativa de proteger o marido de Maria Marruá (Juliana Paes).

Mas do que uma sucuri é realmente capaz na hora de dar o bote?

Velho do Rio - Divulgação - Divulgação
Osmar Prado é o novo intérprete do Velho do Rio
Imagem: Divulgação

Segundo o biólogo Claudio Machado, criador do canal Papo de Cobra, a alimentação das sucuris é generalista.

Isso significa que o réptil, sendo um animal carnívoro, pode se alimentar de outros animais de pequeno, grande ou médio porte. Peixes e rãs são seres comuns na alimentação da sucuri, mas ela também pode capturar outras criaturas que apareçam por perto de corpos d'água, como capivaras, antas, porcos do mato, jacarés e até onças. Algumas vezes, elas podem até invadir casas e fazendas e se alimentar com animais de criação ou de estimação e tartarugas.

No total, existem quatro espécies de sucuri que ocorrem na América do Sul, e três delas podem ser encontradas no Brasil. Elas atacam nas proximidades de regiões de água pois são semiaquáticas, e se locomovem com mais rapidez em rios, lagos ou pântanos do que nas regiões de mata.

Mas como elas matam suas presas?

Pantanal - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Maria Marruá (Juliana Paes) se transformou em onça pela 1ª vez em 'Pantanal'
Imagem: Reprodução/TV Globo

Ao contrário do que se pensa, as sucuris não são venenosas, e imobilizam suas presas através de estrangulamento e constrição. Ou seja, elas se enrolam no corpo da vítima e o apertam até conseguirem interromper o fluxo sanguíneo, levando o animal à morte por asfixia. Mesmo quando elas mordem suas vítimas, não são capazes de liberar veneno.

Ser humano faz parte do cardápio?

Apesar de haver registros de casos de mordidas graves e constrição de humanos por serpentes, um estudo mostra que a grande maioria dos ataques feitos por sucuris a pessoas foram provocados, ou seja, os répteis foram cutucados e acabaram reagindo. O que acontece é que a pessoa atacada perde a consciência graças à constrição, e pode morrer se não for resgatada a tempo.

Os encontros de sucuris com o homem podem resultar em acidentes caso a sucuri sinta-se ameaçada.
Claudio Machado, biólogo

Mesmo assim, não há casos registrados de sucuris que tenham engolido seres humanos.

Existem muitas crendices e lendas sobre sucuris gigantes que comem humanos, mas isso não procede. Apesar de, teoricamente, poderem engolir uma criança, nós não somos o alimento natural delas, e não há registro cientificamente comprovado de sucuris se alimentando de homens adultos.

Ainda de acordo com o biólogo, é essencial um trabalho de conscientização quanto aos hábitos das cobras em natureza.

"Normalmente, em relação às cobras, infelizmente existem mais crendices do que verdades nas informações que circulam. As sucuris, por exemplo, matam por constrição, e não quebrando os ossos, como acredita o imaginário popular. Por isso, há a necessidade de programas de divulgação científica com uma linguagem acessível para a população."