Topo

Médica que socorreu diretora morta por Alec Baldwin processa equipe de Rust

Elenco de "Rust" no rancho em Novo México, nos Estados Unidos - Reprodução/Instagram
Elenco de "Rust" no rancho em Novo México, nos Estados Unidos Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

08/02/2022 12h29Atualizada em 08/02/2022 12h31

Cherlyn Schaefer, a médica responsável pelo set do filme "Rust", decidiu entrar com uma ação contra a equipe do longa após o tiro acidental do ator Alec Baldwin que matou a diretoria de fotografia, Halyna Hutchins. É o que informa uma reportagem do "TMZ".

Na ação, a profissional de saúde alega que lida com um grave sofrimento emocional após o acidente. Assim, ela está acionando judicialmente o armador Hannah Gutierrez-Redd e o assistente de direção Dave Halls por suposta negligência.

Schaefer, segundo documentos do "TMZ", foi a primeira pessoa a prestar assistência médica a Halyna Hutchins após o tiro. Ela, inclusive, foi a responsável por ligar para a emergência e solicitar um helicóptero médico para levar a cineasta ao hospital - local onde acabou morrendo.

No processo, a médica alega estar sofrendo com "um tremendo choque, trauma e sofrimento emocional grave" após o episódio. Ela informou que trabalhava com regularidade como médica em sets de filmagem antes de "Rust".

A documentação também revela que ela está processando a mestre de adereços do filme, Sarah Zachry, sob a alegação que a profissional deveria saber que a arma continha munição real para as filmagens.

Acidente fatal

No dia 21 de outubro, Alec Baldwin, 63 anos, atirou acidentalmente com uma arma cenográfica contra a diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos. O diretor Joel Souza, de 48, também foi ferido, mas teve alta no dia seguinte.

Jornalista e da base militar soviética: Conheça a diretora Halyna Hutchins

O filme, que estava sendo gravado no estado do Novo México, nos Estados Unidos, teve as filmagens suspensas por tempo indeterminado. "Rust" é um faroeste estrelado e coproduzido por Baldwin com direção de Joel.

Segundo a polícia, a arma estava carregada com uma bala de verdade. O assistente de direção Dave Halls teria dito ao ator que ela estava "fria", ou seja, sem munição. O profissional já teria, inclusive, sido demitido de outra produção por outro problema com um disparo acidental.

Há ainda relatos de que antes do acidente fatal, outros dois tiros acidentais ocorreram no set. A falta de segurança no local fez com alguns membros da equipe pedissem demissão.

As investigações continuam em curso e ninguém foi detido. A polícia disse que ainda é cedo para comentar acusações.

'Vingadores', 'Deadpool' e outras gravações que já tiveram acidentes fatais