Topo

Criolo lamenta demissão de professor e cita orgulho de clipe xingado em SC

Clipe da música "Etéreo", de Criolo - Reprodução/YouTube
Clipe da música "Etéreo", de Criolo Imagem: Reprodução/YouTube

De Splash, em São Paulo

26/08/2021 15h52

O cantor e compositor Criolo lamentou hoje a demissão de um professor da Rede Municipal de Ensino de Criciúma (SC) por ter apresentado aos alunos um clipe do artista. O prefeito Clésio Salvaro (PSDB) afirmou em vídeo que a ação foi porque "não permitiremos viadagem em sala de aula".

O motivo alegado para o desligamento do profissional foi a exibição do clipe da música "Etérea", do cantor Criolo, que, segundo o prefeito, é erotizada e "inapropriada". A música", que aborda uma mensagem social e de diversidade, chegou a concorrer ao Grammy Latino de melhor canção em Língua Portuguesa em 2019.

"Mais uma vez, desde seu lançamento, o clipe e o documentário da música Etérea [com a participação de representantes de coletivos LGBTQIA+ nacionais] abrem espaço para o debate na sociedade brasileira, após a lamentável demissão de um professor depois de exibir o projeto em sala, Criolo

"Tanto o clipe como o doc, ambos sem nenhum tipo de restrição pelas diretrizes do YouTube, já foram exibidos em diversos festivais de cinema e instituições de arte, música e dança [como a Filmoteca da Universidade Nacional do México], ao longo dos quase dois anos de suas trajetórias internacionais", apontou Criolo, em post no Instagram, no qual compartilha o clipe.

"Compartilhamos orgulhosamente o documentário novamente aqui, na esperança de que ele possa chegar mais longe, com mais pessoas entendendo e refletindo sobre o que acontece em nosso território e como o Brasil se tornou o país que mais mata sua população LGBTQIA+ em todo o planeta. "Mas se tem um jeito esse meu jeito de amar Quem lhe dá o direito de vir me calar?", acrescentou.

O UOL entrou em contato com Clésio Salvaro na manhã de hoje e o prefeito manteve o discurso feito no dia anterior, mesmo questionado quanto ao vídeo em questão ser reconhecido no Brasil e no exterior. "Eu mantenho o que eu disse no vídeo. E mais, se alguém tem que se retratar (pelo que fez) é o professor, que de forma inadequada está apresentando aquele material aos alunos. Em Criciúma, isso não vai acontecer, pronto e ponto".

Na manhã de hoje, a cidade passou por uma série de protestos, amanheceu com prédios públicos pichados, além de ter a administração criticada nas redes sociais. Uma edição extraordinária da parada LGBTQIA+ foi convocada para este sábado (28).