PUBLICIDADE
Topo

Mulher, negra e nordestina: Agnes Nunes, a nova xodó da música brasileira

A cantora Agnes Nunes
A cantora Agnes Nunes
Divulgação / Bagua Records

Guilherme Lucio da Rocha

De Splash, em São Paulo

29/04/2021 12h45

Agnes Nunes é novo xodó da música brasileira. Com uma voz potente e eclética, ela vem conquistando corações de fãs e de nomes consagrados como Elza Soares, Caetano Veloso e Lázaro Ramos.

Será que ela está fraca de admiradores, hein?

Continua depois da publicidade

A jovem de 18 anos conversou com Splash sobre carreira e seu momento atual. Ela, que hoje aceita os seus cabelos crespos, diz que a paixão pela música cresceu como uma forma de escapar do bullying na infância.

Aos 12 anos, seu sonho era ganhar um telefone celular de presente. Mas sua mãe, com poucos recursos financeiros, só pode comprar um teclado. E foi graças ao instrumento que ela conseguiu evoluir musicalmente, um alívio para o sofrimento causado pelo bullying dos colegas.

Na escola, ouvia coisas horríveis sobre meu cabelo black power. A música era uma maneira de esquecer, eu focava em ocupar minha mente.
Agnes Nunes
The Nogueira/Divulgação - The Nogueira/Divulgação
Imagem: The Nogueira/Divulgação

Nascida na Bahia, Agnes se mudou para a Paraíba com apenas nove meses de vida - ela se diz uma "paraibaiana".

A cantora carrega com orgulho a origem nordestina. Essas raízes moldaram sua carreira artística e a forma de ver o mundo.

Continua depois da publicidade

Apesar da pouca idade, ela se mostra muito madura sobre temas como machismo e racismo, e acredita que deve aproveitar a visibilidade que alcançou para tocar nesses temas.

Mulher, negra e nordestina, ela não dá ponto sem nó.

Eu carrego uma força nordestina muito grande. Eu transformo essa minha história em música. Já que temos visibilidade, por que não usar para dar a mão às meninas e mulheres negras?
Agnes Nunes

Integrante da nata

Agnes, que aprendeu a cantar e a tocar sozinha, ganhou amplitude nacional graças a vídeos de covers de sucessos da música brasileira, conteúdo que despertou a atenção de nomes como:

Caetano Veloso, Bruno Gagliasso, Gisele Bündchen, Lázaro Ramos...

Eu só sentava e cantava. Todas as mensagens que recebi me impactaram muito, é legal ser reconhecido por alguém que a gente admira.
Agnes Nunes
Continua depois da publicidade

E a Agnes Nunes é cantora de um ritmo só?

Não, ela é plural. Na entrevista, Agnes admitiu que sua grande referência na música, depois da sua mãe, é Elza Soares, e que curte mesmo R&B. Porém, ela considera que também está com um pezinho ali na nova MPB e não quer se ver limitada a rótulos.

E por falar em Elza Soares, recentemente Agnes participou de uma live com a sambista e Seu Jorge. A jovem mal conseguiu acreditar no convite.

Elza é uma das minhas maiores referências. Na live, eu só fazia chorar, mal acreditava. Não sei explicar muito bem o que senti, mas se ela me convidou, eu tinha que estar ali.
Agnes Nunes