Topo

Dado e Bonfá lançam abaixo-assinado por uso do nome Legião Urbana

Dado Vila-Lobos e Marcelo Bonfá divulgaram abaixo-assinado - Felipe Panfili/Divulgação
Dado Vila-Lobos e Marcelo Bonfá divulgaram abaixo-assinado Imagem: Felipe Panfili/Divulgação

Colaboração para Splash, em São Paulo

29/04/2021 16h48

O guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá estão brigando na Justiça pelo uso do nome Legião Urbana, banda que formaram ao lado do vocalista Renato Russo entre 1982 e 1996.

Nas redes sociais, Dado anunciou a abertura de um abaixo-assinado para que os dois possam utilizar o nome da banda sem impedimentos legais. Ele explica a ação movida por Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, no texto que acompanha a petição online.

O herdeiro resolveu entrar com uma ação rescisória para anular a sentença e, com isso, impossibilitar definitivamente que Dado e Bonfá se apresentem tocando o repertório que foi construído e eternizado por eles ao lado de Renato Russo e Renato Rocha, os verdadeiros titulares do patrimônio cultural e artístico da banda Legião Urbana.

A petição também explica que a briga judicial se iniciou em 2015, quando Dado e Bonfá resolveram fazer shows para comemorar os 30 anos do primeiro disco da banda.

Na oportunidade, a dupla contava com uma sentença do Tribunal de Justiça do Rio que impedia uma proibição de uso aos ex-integrantes da Legião Urbana.

Neste mês, a relatora do caso, ministra Maria Isabel Gallotti, votou a favor do recurso movido por Giuliano Manfredini, filho do vocalista, durante sessão do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

De acordo com ela, o nome Legião Urbana foi registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) por Renato Russo, o que garante os direitos comerciais ao seu filho. Dessa forma, Giuliano poderia vetar o uso do nome mesmo aos ex-integrantes.

Errata: este conteúdo foi atualizado
As funções do guitarrista Dado Villa-Lobos e do baterista Marcelo Bonfá estavam invertidas na versão anterior do texto. A informação foi corrigida.