Topo

"5X Comédia": Série filmada remotamente faz humor ácido com a pandemia

Rafael Portugal em "5X Comédia", série do Amazon Prime Video
Rafael Portugal em "5X Comédia", série do Amazon Prime Video
reprodução/Prime Video

De Splash, em São Paulo

26/03/2021 04h00

O Amazon Prime Video tem uma fila de séries de ficção brasileiras para tirar do papel, e a que chega primeiro à plataforma, nesta sexta-feira, foi produzida dentro da estrita realidade das medidas de isolamento impostas pela pandemia de covid-19: "5X Comédia".

Em cinco episódios de meia hora, a produção faz graça e provoca reflexões com temas que ganharam destaque desde que o coronavírus bagunçou as nossas vidas, como a desigualdade social, a convivência intensa dos casais e o pavor de se contaminar.

Continua depois da publicidade

"Acho que esse é o papel maior da comédia, você colocar um espelho", diz Monique Gardenberg, criadora da série. "Através do humor, consegui falar de assuntos muito difíceis com graça e ao mesmo tempo tocar em lugares muito importantes"

Não daria para fazer uma série de comédia no Brasil sem ter essa visão crítica.

E Monique faz isso com um elenco estreladíssimo...

Que tem em seus nomes Rafael Portugal, Gregório Duvivier, Gabriel Godoy, Martha Nowill e Katiuscia Canoro, entre outros.

Se o nome '5X Comédia' não é estranho para você, é porque não é mesmo.

A série é baseada no formato teatral homônimo criado pela irmã de Monique, Sylvia Gardenberg, em 1995.

Continua depois da publicidade

Monique teve a ideia de transformar o formato em série depois de filmar peças remotamente —e foi abraçada pela Amazon. "Ela conseguiu essa inovação de filmar com qualidade em tempo recorde, e passou à frente dos outros lançamentos", conta Malu Miranda, Head de Produções Originais do Prime Video

divulgação/Prime Video - divulgação/Prime Video
Gregório Duvivier em "5X Comédia", série do Amazon Prime Video
Imagem: divulgação/Prime Video

Filmagem remota

As filmagens de "5X Comédia" aconteceram de forma completamente remota, com os atores em suas casas ou em locações alugadas especificamente para eles poderem se isolar.

Os diferentes ambientes que aparecem ao longo dos episódios? Tudo efeito da magia do cinema.

Rafael Portugal nunca saiu da casa dele, mas ele foi ao hospital, ele está na portaria, está no quartinho do zelador. O grande barato, para mim, foi lidar com essa 'mentira'
Monique Gardenberg
Continua depois da publicidade

A mentirinha deu certo, e criou cenas bem interessantes. O episódio estrelado por Gregório Duvivier, por exemplo, segue uma família em que cada um de seus membros ficam isolados em seus quartos —e nenhum dos atores estava no mesmo local.

E os equipamentos?

A operação dos equipamentos teve uma mãozinha de quem vive com os atores, mas ajustes como o foco das câmeras, eram feitos remotamente. "A gente foi se adaptando e aprendendo os caminhos", diz Monique, que se orgulha de não ter tido nenhum caso de contágio na equipe.