PUBLICIDADE
Topo

BBB 21: Perito em linguagem corporal desmascara brothers, mas elogia Sarah

Vitor Santos é o responsável pelo canal de YouTube Metaforando
Vitor Santos é o responsável pelo canal de YouTube Metaforando
Reprodução/Instagram

Gabriel Nanbu

De Splash, em Santos

01/03/2021 04h00

As tretas e os chororôs do "BBB 2021" (TV Globo) têm sido prato cheio para quem gosta de análise de linguagem corporal. O canal de YouTube Metaforando, do perito técnico em expressões faciais Vitor Santos, tem bombado com vídeos que expõem contradições dos brothers.

Neste, ele desconfia da espontaneidade do choro de Fiuk:

Continua depois da publicidade

Vitor analisa microexpressões faciais, assim como sinais verbais e não verbais, para "ler" pessoas. Ele diz a Splash que a demanda por conteúdo sobre "BBB" tem sido "enorme".

Vídeos sobre o programa chegam a ter 1 milhão de visualizações.

Entre as análises postadas por Vitor, estão, por exemplo, uma em que ele mostra sinais de manipulação de Karol Conká e outra em que analisa o pedido de desculpa (cheio de lágrimas) de Viih Tube por ter maltratado seu gato em um vídeo antigo.

Viih Tube pede desculpas por vídeo antigo em que cospe em gato - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A lágrima é verdadeira: Pedido de desculpas de Viih Tube foi analisado por Vitor Santos
Imagem: Reprodução/Instagram
O 'BBB' é um grande experimento social. As pessoas querem saber quem está dissimulando. Elas procuram entender o comportamento dos participantes, se aquilo é personagem ou não.
Vitor Santos
BBB 21: Karol Conká conversa no quarto cordel - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Karol Conká saiu do 'BBB' com recorde de rejeição: 99% dos votos
Imagem: Reprodução/Globoplay
Continua depois da publicidade

Comportamento animal

Questionado sobre o motivo de Karol ser querida por boa parte dos participantes do 'BBB', ainda que tenha saído com recorde de votação do público, Vitor diz que a aceitação social dos "vilões" é comum no nosso dia a dia. A diferença é que não somos filmados.

É natural do ser humano buscar lideranças. Uma pessoa manipuladora não é necessariamente vista pela vítima como déspota, mas pode ser vista como amiga, mentora, uma mãe.
Vitor Santos
2 Lucas Penteado sofreu ataques no BBB 2021 depois de beijar Gilberto e se assumir bissexual. O ator foi acusado por colegas de "querer aparecer" com isso. - Reprodução/ TV Globo - Reprodução/ TV Globo
Lucas Penteado se tornou alvo fácil para os "predadores" da casa
Imagem: Reprodução/ TV Globo

O perito acredita que a postura corporal de Lucas no confinamento, depois de ter chateado muita gente na primeira festa do "BBB 21", ajudou para que ele se tornasse alvo de bullying.

Predadores sociais escolhem bem seus alvos para não serem pegos no contrapé. Pessoas com o peito para dentro, cabeça caída e ombro para frente são vistas como possíveis vítimas.
Vitor Santos
Continua depois da publicidade
BBB 21: Sarah quarta líder - Reprodução/globoplay - Reprodução/globoplay
Sarah estudou linguagem corporal antes de entrar no 'BBB'
Imagem: Reprodução/globoplay

Jogadora

Sarah Andrade, na selva do "BBB", se sobressai pela capacidade de compreender as intenções de outros competidores.

Antes do confinamento, a sister leu o livro "Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal", de Allan e Barbara Pease, e, de acordo com Vitor, isso a coloca em vantagem no jogo.

É importante saber reconhecer a pessoa que está na sua frente, e a Sarah está fazendo isso de forma bacana. Ela sabe quando a pessoa quer manipular e quando está sendo honesta.
Vitor Santos

O youtuber, que ministra cursos sobre linguagem corporal, declara sua torcida pela consultora de marketing e diz que já lhe mandou mensagem nas redes, para quando ela sair da casa. Ele pretende chamá-la para um papo sobre o assunto em seu canal.

Ricardo Ventura faz o canal Não Minta para Mim - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Ricardo Ventura faz o canal Não Minta para Mim
Imagem: Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade

Não Minta para Mim

Outro canal que tem feito sucesso com vídeos sobre linguagem corporal no 'BBB" é o Não Minta para Mim (com 662 mil inscritos), de Ricardo Ventura, especialista em linguagem silenciosa.

O vídeo mais visto do canal no último mês foi um de cenas da pegação entre os já eliminados Karol Conká e Arcrebiano, em que o youtuber vê indícios de que o brother não estava lá tão a fim da rapper.

Karol Conká e Arcrebiano no "BBB 21" - Reprodução / TV Globo - Reprodução / TV Globo
Karol Conká e Arcrebiano no "BBB 21"
Imagem: Reprodução / TV Globo

Ele também é fã de Sarah e dedicou um vídeo para falar sobre os momentos em que a consultora de marketing usou de seus conhecimentos em linguagem corporal para ler outros participantes: