Topo

'O Ickabog' é lançado e já precisa enfrentar fãs que boicotam J. K. Rowling

J. K. Rowling é a autora de "Harry Potter", "O Chamado do Cuco" e, agora, "O Ickabog"
J. K. Rowling é a autora de "Harry Potter", "O Chamado do Cuco" e, agora, "O Ickabog"
Debra Hurford Brown/ J.K. Rowling

De Splash, em São Paulo

10/11/2020 12h00

Houve um tempo em que fãs de "Harry Potter" comprariam qualquer coisa de J. K. Rowling, mas a realidade agora divide opiniões. Depois das polêmicas envolvendo a autora, o livro "O Ickabog" é lançado hoje com ilustrações de 34 crianças brasileiras e já enfrenta o boicote dos decepcionados.

Para quem não sabe, Rowling causou muita polêmica após ser acusada de transfobia, preconceito contra pessoas trans.

Continua depois da publicidade

Sinceramente, depois de tudo que ela falou, eu nem tenho vontade de ler qualquer outra coisa dela. Só continuo consumindo 'Harry Potter' porque gosto há muito tempo, mas não consigo mais ficar animada com qualquer notícia que aparece dela, prefiro ignorar.

Karinne Siqueira, 20 anos

Extremamente decepcionada com a J. K. Rowling. Eu só consumo conteúdos de 'Harry Potter' porque cresci com a saga, mas não dou dinheiro para mais nada que ela faça por causa das declarações transfóbicas dela.

- Ana Julia, 18 anos

Continua depois da publicidade

Mas nem todo mundo pensa assim. Adriana Cardozo, de 35 anos, vai comprar até mais de uma cópia de "O Ickabog" porque acha que o pessoal pega pesado nas críticas à autora. Na visão dela, a coisa toda já virou perseguição.

Vejo uma enorme campanha de difamação da figura da Joanne, vinda de quem tem interesses escusos ou não tem o mínimo de senso crítico. Mas fico feliz de ver que ela é uma mulher forte, se posiciona de maneira muito firme e suas falas são muito lúcidas.

rowling - Taylor Hill/FilmMagic - Taylor Hill/FilmMagic
J. K. Rowling em dezembro de 2019
Imagem: Taylor Hill/FilmMagic

Mesmo se ignorarmos a polêmica, o lançamento deixa o público dividido.

"O Ickabog" já foi publicado gratuitamente na internet, então muitos já leram. Alguns pretendem comprar o livro físico mesmo assim —a edição da Rocco é ilustrada e bonita—, mas outros não se encantaram muito pela trama infantil.

Achei a história bobinha, é mais para crianças mesmo. Inclusive, se adaptarem para o cinema, espero que seja animação.

- Ricardo Pucker, 35 anos

Eu separo a autora da obra. Pode vir, Ickabog! J. K. pode falar o que quiser. Mesmo que ela escreva bula de remédio, eu vou ler.

- Thiago Ghizellini, 33 anos

Continua depois da publicidade

Fica claro que não existe regra, já que o livro pode agradar pessoas de diferentes idades. O fato de ser uma história infantil não é demérito algum: "Peter Pan" é para crianças e, mesmo assim, é uma obra-prima da literatura mundial. "Harry Potter", idem. Mas "O Ickabog" parece dividir opiniões.

harry potter - reprodução/Warner - reprodução/Warner
"Harry Potter" se iniciou como uma história infantil, mas ganhou o coração de pessoas de todas as idades
Imagem: reprodução/Warner

Ainda que seja um livro com temática infantil, tenho interesse em ler por ter sido escrito por uma autora que gosto e respeito tanto, apesar das polêmicas. 'Harry Potter' foi feito para o público infantil. Posso tirar coisas valiosas que podem fazer sentido na minha vida adulta.

- Thiago Ghizellini

Danilo Borges, de 24 anos, já encomendou sua cópia na pré-venda e está ansioso. Ele se sente orgulhoso por apoiar um livro que terá a renda dos direitos autorais doada para projetos que ajudam pessoas afetadas pela doença covid-19.

Minhas expectativas estão altíssimas.

Continua depois da publicidade
o ickabog - Reprodução / Twitter - Reprodução / Twitter
A tradução em português do livro "O Ickabog", de JK Rowling, lançada pela editora Rocco
Imagem: Reprodução / Twitter

"O Ickabog" foi escrito há uma década, quando as filhas de Rowling eram pequenas, e a história ficou guardada. Em meio à pandemia do novo coronavírus, a autora decidiu resgatar o livro para entreter crianças e famílias em todo o mundo no período de isolamento social.