Topo

Em live, Mauricio de Sousa revela nova fase de livros com 'Sou um Rio'

Mauricio de Sousa exibe novo livro durante live - Reprodução/Instagram
Mauricio de Sousa exibe novo livro durante live Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/10/2020 21h18

No seu aniversário de 85 anos, Mauricio de Sousa contou para os seus fãs que vai começar uma nova fase em seu trabalho. Em live realizada na página da Turma da Mônica com o seu filho, Mauro Sousa, o quadrinista mostrou pela primeira vez um novo trabalho intitulado "Sou um Rio". De acordo com o artista, este é o primeiro livro que escreve sem a presença da lendária turminha.

"Entra o principal personagem que é rio, somente o rio e o que ele pode dizer para todos nós", disse o quadrinista, que contou ainda que a inspiração para o livro veio após se questionar sobre quais mensagens um rio poderia passar para a humanidade.

"Isso tudo passou pela minha cabeça quando eu comecei a ler tudo o que acontecia com o descuido para com as águas", disse.

O livro é em formato de sanfona, com páginas que se desdobram conforme a leitura. "É quase o comprimento de um pequeno riacho", brincou.

O quadrinista ainda afirmou que esse será apenas o começo de uma longa jornada. "É uma linha nova de livros que eu vou fazer sem personagens. Uma linha com assuntos diversos ligados a nossa realidade, da vida, do planeta, do meio ambiente. E eu quero no futuro transformar esse livro em um filme."

Apesar da nova empreitada, Mauricio de Sousa afirmou que não vai deixar de produzir as obras com a Turma da Mônica. A data de lançamento da nova produção não foi divulgada.

Mauricio de Sousa é autor de centenas de gibis da Turma da Mônica. O artista começou a carreira nos anos 1950 como jornalista e, mais tarde, migrou para os quadrinhos.