Topo

Gilberto Gil diz que redes sociais ajudam na conscientização sobre racismo

Gilberto Gil ainda mandou recado para os fãs se unirem à luta antirracista
Gilberto Gil ainda mandou recado para os fãs se unirem à luta antirracista
Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/09/2020 23h07

Gilberto Gil se mostrou otimista com os debates sobre racismo nas redes sociais. Em entrevista à CNN, o músico disse acreditar que o tema tem ganhado mais visibilidade nos últimos tempos e que as redes podem ser uma forma de ampliar a consciência sobre o tema.

"Muitos grupos em vários lugares do mundo antes se colocavam na luta contra o racismo, mas você não tinha uma vocalização tão aberta, tão flagrante e tão ampla no mundo inteiro como você tem agora", disse o cantor, em referência aos movimentos antirracistas que tomaram conta do mundo nos últimos meses.

Continua depois da publicidade

"Essa capacidade de mobilização eletrônica amplia a consciência da existência desse problema, por um outro lado, ela também fornece material para que os agressores se aparelhem para ampliar a sua adesão a esse modo reativo de vida"

- Gilberto Gil

Apesar de enxergar o potencial mais tenebroso das redes sociais, Gil afirmou acreditar que a tomada de consciência é a que tem prevalecido e ainda deu um recado para os fãs que, como diz Angela Davis, querem assumir posturas antirracistas.

"Vão em frente, sigam. Me deixem aqui que eu já não posso caminhar esses quilômetros todos pelas ruas para fazer os protestos, mas vocês podem."

- Gilberto Gil

"Os velhos acumularam o conhecer dessas coisas para passar para vocês. A mensagem é essa, não pode ser outra", finalizou o cantor.