PUBLICIDADE
Topo

Roberto Sadovski

Do pior ao melhor, todos os filmes com Liam Neeson como herói de ação!

Liam Neeson em "Legado Explosivo" - Imagem
Liam Neeson em 'Legado Explosivo' Imagem: Imagem
Roberto Sadovski

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Colunista do UOL

11/01/2021 17h05

Tudo começou no ano glorioso de 2008. Foi quando os produtores da EuropaCorp, com as contas devidamente pagas por séries de sucesso como "Taxi" e "Carga Explosiva", apostaram em um filme de ação em que um ex-agente da CIA (sempre é assim) se manda para a Europa atrás da filha que foi sequestrada. Podia ser só mais uma aventura boboca. Não foi.

Liam Neeson, a essa altura, já tinha sido de tudo um pouco no cinema. No novo século, estava confortável no papel de "mentor". Ensinou o jovem Obi-Wan Kenobi em "Star Wars: A Ameaça Fantasma". Colocou seu filho no caminho da justiça em "Cruzada". Treinou Bruce Wayne em "Batman Begins". Não se encaixava no perfil do herói de filme de ação.

O VELHO LIAM

"Busca Implacável", porém, conectou-se de forma indelével ao zeitgeist. Sem muito alarde, o filme de Pierre Morel (um dos operários da EuropaCorp) literalmente criou um novo gênero: o "filme de ação com o velho Liam", que o ator abraçou com gosto.

São produções sem muito segredo. Tem um fiapo de trama, tem uns tiroteios decentes, algumas lutas com a câmera tremendo e um final com a justiça sendo feita. O que diferencia mesmo é Liam Neeson, com sua voz cavernosa e seu estilo ameaçador. Funciona exclusivamente por sua causa. John Travolta ("Dupla Implacável") e Sean Penn ("O Franco-Atirador") tentaram. Mas "filme de ação com o velho Liam" é auto explicativo.

Como ele tem um novinho na rua ("Legado Explosivo") e outro já no forno ("The Marksman"), organizei sua carreira como astro de ação casca grossa em um ranking educativo, invariavelmente tosco e constantemente divertido! Só espero que meu telefone não toque com aquela voz gutural do outro lado anunciando, tranquila, "Eu vou te pegar".

10. BUSCA IMPLACÁVEL 3
(Taken 3, Olivier Megaton, 2014)

liam taken 3 - Fox - Fox
'Busca Implacável 3'
Imagem: Fox

Nesta terceira (e, espera-se, última) aventura com o ex-agente da CIA Bryan Mills, nada funciona. A ação é derivativa, a trama não faz sentido e a pobre Famke Janssen entra em cena basicamente para fazer figuração. Triste.

9. LEGADO EXPLOSIVO
(Honest Thief, Mark Williams, 2020)

liam legado - Imagem - Imagem
'Legado Explosivo'
Imagem: Imagem

Um ex-especialista em demolição (e atual ladrão) conhece uma mulher e quer se entregar para viver sem o peso do passado. Agentes do FBI corruptos, porém, tem outros planos. De produção pobre, "Legado Explosivo" nunca usa todo o potencial do "filme de ação com o velho Liam". Mas ele ainda consegue fazer uma ligação telefônica ameaçadora. E é isso.

8. BUSCA IMPLACÁVEL 2
(Taken 2, Olivier Megaton, 2012)

liam taken 2 - Fox - Fox
'Busca Implacável 2'
Imagem: Fox

O sucesso do primeiro filme acelerou este segundo, que basicamente é mais do mesmo - o que, em uma lista de potenciais clones cinematográficos, é um pecado imperdoável! Em vez de resgatar a filha, Bryan Mills precisa fugir da vingança de um terrorista que teve o filho morto por ele. Bobagem master.

7. DESCONHECIDO
(Unknown, Jaume Collet-Serra, 2011)

liam unknown - Warner - Warner
'Desconhecido'
Imagem: Warner

Na esteira de "Busca Explosiva", Neeson fez aqui a primeira (e mais fraca) de suas quatro colaborações com o diretor Jaume Collet-Serra. Após acordar de um coma, o doutor Martin Harris descobre que alguém tomou sua identidade e que ninguém - nem sua mulher - o reconhece. Ele precisa provar quem ele é e descobrir o que pega. Spoiler alert: Neeson segura uma arma no poster, mas nunca chega perto de uma no filme.

6. NOITE SEM FIM
(Run All Night, Jaume Collet-Serra, 2015)

liam noite - Warner - Warner
'Noite Sem Fim'
Imagem: Warner

O elenco de peso (Ed Harris, Joel Kinnaman, Common) sugeria um drama sobre mafiosos, lealdade e laços familiares mais bacana do que o resultado. Tem um que de "Estrada Para Perdição" sem o lustre de Sam Mendes. Mas funciona na medida como "filme de ação do velho Liam".

5. O PASSAGEIRO
(The Commuter, Jaume Collet-Serra, 2018)

liam passageiro - California - California
'O Passageiro'
Imagem: California

Um ex-policial (um dia ele será um ex-Liam Neeson) que agora trabalha como corretor de seguros é abordado por uma passageira no trem que ele pega todos os dias para trabalhar com uma proposta perigosa. A premissa interessante logo escoa no filme de ação genérico, implausível e divertido. Com o bônus de reunir a dupla de "Invocação do Mal", Patrick Wilson e Vera Farmiga.

4. CAÇADA MORTAL
(A Walk Among the Tombstones, Scott Frank, 2014)

liam tombstones - Disney - Disney
'Caçada Mortal'
Imagem: Disney

Um ex-policial (juro que não tô inventando!), agora detetive, é contratado por um traficante para achar os homens que sequestraram sua mulher. A trama quase escapa na estrutura do "filme de ação com o velho Liam" e inveja um pouco de drama e realismo na engrenagem cansada. Ainda assim, há mais valor nutritivo dramático aqui para elevar "Caçada Mortal" levemente acima da média.

3. SEM ESCALAS
(Non Stop, Jaume Collet-Serra, 2014)

liam escalas - Paris - Paris
'Sem Escalas'
Imagem: Paris

A premissa aqui é até original: em meio a um voo transatlântico, um agente federal recebe mensagens exigindo um pagamento de milhões - do contrário uma pessoa será morta a cada 20 minutos. Entre os "filme de ação do velho Liam", esse traz o elenco mais bacana, que inclui Julianne Moore e Lupita Nyong'o. E evapora da memória segundos depois de acabar!

2. BUSCA IMPLACÁVEL
(Taken, Pierre Morel, 2008)

liam taken - Fox - Fox
'Busca Implacável'
Imagem: Fox

"Eu não sei quem você é. Eu não sei o que você quer. Se está em busca de resgate, saiba que não tenho dinheiro. O que eu tenho são habilidades muito específicas, habilidades que eu adquiri ao longo de uma carreira muito longa. Habilidades que fazem de mim um pesadelo para pessoas como você. Se você libertar minha filha agora, encerramos o assunto. Não vou te procurar ou te perseguir. Mas se você não a libertar, eu vou te procurar, eu vou te achar e eu vou te matar." Poesia pura!

1. VINGANÇA A SANGUE-FRIO
(Cold Pursuit, Hans Peter Moland, 2019)

liam sangue frio - Paris - Paris
'Vingança a Sangue Frio'
Imagem: Paris

Essa refilmagem do norueguês "O Cidadão do Ano" usa com excelência a fórmula do "filme de ação com o velho Liam", injetando mais violência e uma dose insuspeita de humor ácido. Quando seu filho é morto por traficantes, um cidadão exemplar (dessa vez ele não é ex nada) parte para a vingança. Tem estilo, tem um texto bacana, tem Neeson devorando o papel. E por isso é o melhor de seus filmes como sujeito casca grossa moendo a bandidagem.

Bònus round!

A PERSEGUIÇÃO
(The Grey, Joe Carnahan, 2011)

liam grey - Imagem - Imagem
'A Perseguição'
Imagem: Imagem

O trailer de "A Perseguição" até sugeria que fosse mais um para a lista de "filmes de ação com o velho Liam". Mas este drama de sobrevivência com direção de Joe Carnaham vai muito além. É um estudo de personagem, uma alegoria sobre homem vs. Natureza e um reflexo de nosso próprio instinto de sobrevivência quando não nos resta mais nada além dele. Não é um filme de ação na esteira de "Busca Implacável". Mas, pode acreditar, é o melhor de todos os filmes nessa lista.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL