Na Sua Tela

Na Sua Tela

Exclusivo
Reportagem

Exclusivo: Disney quer trazer a sua própria Comic-Con para o Brasil em 2024

A Disney planeja trazer a sua Comic-Con particular para o Brasil em 2024. Esta coluna de Splash apurou com exclusividade que o evento, chamado D23 Brasil, já tem até data e local: de 8 a 10 de novembro no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Realizado desde 2009 em formato bienal na cidade de Anaheim, na Califórnia, a D23 Expo original é uma grande convenção. A Disney apresenta suas principais novidades, incluindo o que virá nos cinemas, streaming e parques de diversão. Entre as marcas de destaque estão Star Wars, Marvel Studios, Pixar e, claro, The Walt Disney Animation.

Além de painéis com conteúdos em primeira mão e convidados (incluindo atores, diretores e produtores), há ainda estandes com experiências, vendas de produtos exclusivos e muito mais. O formato segue o das "convenções de quadrinhos", iniciado pela San Diego Comic-Con e que se popularizou no nosso país por meio da CCXP.

A versão brasileira seguirá os mesmos passos e, se confirmada, ocorrerá poucos meses depois da "matriz" norte-americana, agendada para os dias 9, 10 e 11 de agosto de 2024. A coluna apurou que a Casa do Mickey pretende trazer para cá convidados do exterior, incluindo atores e atrizes. O calendário do estúdio nos cinemas para o início de 2025 inclui títulos como "Capitão América: Admirável Mundo Novo", o remake de "Branca de Neve" e a nova versão de "Quarteto Fantástico".

Contactada pela coluna, a Disney não se manifestou sobre o assunto até a publicação deste texto. Caso a companhia se pronuncie, a publicação será atualizada.

Eventos para os fãs

Por anos, o grupo organizou outro evento, menor, chamado Expo Disney. O objetivo principal da convenção era o mercado B2B (ou seja, para outras empresas), incluindo licenciadores, exibidores de filmes e agências de turismo.

Cosplayers de personagens da Marvel em frente ao estande da Disney na CCXP
Cosplayers de personagens da Marvel em frente ao estande da Disney na CCXP Imagem: Renan Martins Frade

Agora, o foco da D23 Brasil será no público final, formado pelos fãs. Eventos do tipo se tornaram uma importante ferramenta para os grandes grupos de mídia em temos recentes. O objetivo é fortalecer a conexão com os espectadores e consumidores, além de criar um espaço para a venda de produtos e a divulgação de atrações futuras.

Continua após a publicidade

A própria Disney, além da D23 original, realizou duas edições da sua convenção em Tóquio, no Japão, nos anos de 2016 e 2018. Já a Netflix idealizou o Tudum, festival presencial criado no Brasil que ganhou uma versão online mundial.

Desembarque da CCXP?

Chama a atenção a data marcada para a D23 Brasil: cerca de um mês antes da CCXP 24, agendada para ocorrer entre 5 e 8 de dezembro. Nos Estados Unidos, salvo algumas exceções, a Disney costuma se ausentar dos painéis principais da San Diego Comic-Con nos anos em que também realiza o seu evento próprio. Resta saber qual será a estratégia por aqui.

No Brasil, o conglomerado norte-americano esteve presente na CCXP desde a primeira edição, em 2014, sendo um dos seus maiores entusiastas. Em 2022, o grupo ocupou 1.080 m2 do pavilhão e trouxe convidados como Kevin Feige (presidente da Marvel Studios), Paul Rudd, Jonathan Majors e Zoe Saldaña.

Kevin Feige, chefão da Marvel, apresenta as novidades do estúdio na CCXP de 2022
Kevin Feige, chefão da Marvel, apresenta as novidades do estúdio na CCXP de 2022 Imagem: Ricardo Matsukawa / UOL

A parceria foi repetida em 2023, mas em um âmbito muito menor. A área do estande diminuiu para 360 metros quadrados, espaço ocupado por pequenas lojas das marcas Marvel e Disney100 — a primeira quase sempre com grandes filas para o acesso. Os varejos foram operados por parceiros da empresa, o Grupo Dream e a Toy Mania. Curiosamente, não havia qualquer referência ao Disney+, atual foco dos norte-americanos.

Continua após a publicidade

Em termos de convidados internacionais, a Disney não trouxe ninguém: Anthony Daniels, o C-3PO da saga "Star Wars", foi convidado pela própria CCXP para celebrar os 40 anos de "O Retorno de Jedi" no palco principal do evento. Houve também a exibição da série "Percy Jackson e os Olimpianos". O destaque maior ficou com as produções brasileiras exibidas no streaming Star+, estrelas de um painel realizado no primeiro dia da convenção.

Ainda que a recente greve dos atores em Hollywood tenha afetado a agenda de divulgação dos lançamentos dos principais estúdios neste ano, a Warner Bros., por exemplo, conseguiu trazer estrelas como Jason Momoa, Chris Hemsworth, Anya Taylor-Joy, Timothée Chalamet e Zendaya.

Siga o colunista no Twitter, Instagram, TikTok e LinkedIn, ou faça parte do grupo do WhatsApp.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes