Topo

Marcelle Carvalho

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

'Pantanal' terá mesma música de abertura em remake; cantor será definido

Alanis Guillen como Juma Marruá de Pantanal (Foto: João Miguel Jr) - Reprodução / Internet
Alanis Guillen como Juma Marruá de Pantanal (Foto: João Miguel Jr) Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

04/02/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As curiosidades sobre "Pantanal" parecem crescer mais à medida em que se aproxima a estreia do remake, prevista para dia 28 de março. Uma delas é se a música da abertura da trama - composta e cantada pelo produtor Marcus Viana, há 30 anos - será a mesma. A coluna conversou com o produtor musical do folhetim, Rodolpho Rebuzzi, que acabou com o suspense.

'Pantanal' vai estar no remake. A música tem uma identidade muito grande com o folhetim, é uma coisa muito orgânica. Assim como a história é a mesma, porém, está sendo adaptada para os tempos atuais, a abertura também terá um arranjo novo. E será cantada por outra pessoa, que ainda está sendo escolhida.

Rebuzzi conta que a trilha ainda não está definida. Mas adianta que "Pantanal" não será a única música da versão passada a estar no remake.

A gente tem algumas. Tem muita música tocada no original pelos próprios atores, como Almir Sater (o ator volta no remake), que será apresentada nesta versão. Várias canções refeitas, nas rodas de viola, com outros atores, como Guito (ele faz o personagem que foi de Sérgio Reis). Vai ter sempre novidade legal.

Apesar de ser experiente no ofício, Rebuzzi - responsável pela trilha instrumental de novelas como "A Força do Querer", "Espelho da Vida" e "Império" - sabe que assumiu uma missão árdua. Afinal, o produtor e multi-instrumentista Marcus Viana deixou uma marca muito forte na trilha de "Pantanal".

Marcus acertou muito. Ele foi visceral e conseguiu fazer uma trilha memorável. Sou fã dele. Não é uma questão de tentar, não dá para superar um lance que ele acertou tanto. A gente vai fazer outra coisa, buscando uma linguagem diferente da do Marcus. Porque aquela ali ele já mostrou o que era.

"Vamos conservando alguns elementos que ele usou nas músicas instrumentais dele. Como violinista tocou muito violino, temos violoncelo, orquestra sinfônica. Naquela época, era muito normal pessoas usarem mais os samples, teclados. Hoje em dia a gente usa, mas estamos procurando fazer mais acústico mesmo, com músicos. Vai ser bem diferente do que ele fez, mas ao mesmo tempo terá aquela mesma aura que ele impôs ali e que ficou muito bonito", completou.

Se depender do produtor musical, além das músicas feitas por Viana na primeira versão, o próprio compositor também poderá estar no remake da novela.

A gente tem a ideia de chamá-lo para fazer mais coisas. Vou entrar em contato com ele e talvez tenha mais novidade com a sua participação, se Deus quiser. Marcus é um cara que merece todas as homenagens. Eu ainda era novinho, assisti a novela todinha e ficou muito na minha cabeça as músicas que ele cantou. Além da abertura, tem "Amor Selvagem" (tema de Juma e Jove), músicas lindas. É uma honra sucedê-lo. Sempre muito fã dele.