Topo

Marcelle Carvalho

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Autora diz ter pena de Bárbara em muitas sequências de 'Um Lugar ao Sol'

Bárbara (Alinne Moraes) em Um Lugar ao Sol (Reprodução/Globo) - Reprodução / Internet
Bárbara (Alinne Moraes) em Um Lugar ao Sol (Reprodução/Globo) Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

22/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A farsa de Bárbara (Alinne Moraes) se passando por uma escritora talentosa já tem data para terminar: segunda-feira, dia 27. É quando vai ao ar em "Um Lugar ao Sol" a cena em que Érica (Fernanda de Freitas) a desmarcara na frente de todo mundo, durante um jantar na casa de Santiago (José de Abreu). Será a desmoralização total de alguém que já se considerava medíocre.

Como resultado, Bárbara vai ver o pai indenizar financeiramente Janine (Indira Nascimento), a verdadeira autora, além de obrigar que a filha faça uma retratação moral. A mulher de Christian/Renato (Cauã Reymond) ainda sofrerá com o desprezo do marido e ficará furiosa ao ver o orgulho que ele demonstrará sentir por Janine, ao assistir a premiação dela e aplaudi-la de pé.

"Eu escrevi a Barbara muito mais como uma personagem desestabilizadora das coisas. Mas a assistindo, eu me pego com pena dela em muitas sequencias. Ela é tão carente, tão sem autoestima, que chega a dizer que não é boa para nada", afirma a autora Lícia Manzo.

A verdade é que Bárbara é uma figura controversa. Sente-se pena dela, ok, por ter vivido uma relação abusiva com o verdadeiro Renato e estar levando gato por lebre ao ter se casado com Christian crente que ele é o homem por quem se apaixonou e convive há anos.

"A personagem é carente deste a infância, queria que a mãe se modificasse. Então, cresce como uma co-dependente. E o que é isso? É ser dependente de que seu parceiro amoroso se modifique para que ela possa ser feliz. Ela queria que Renato se modificasse e quando um irmão toma o lugar do outro, de fato, ele se modifica, porque é outra pessoa. Mas dentro da obsessão e loucura de Bárbara, ela toma a 'mudança' como mérito próprio: 'eu consegui modificar esse homem", analisa a autora.

Mas a filha de Santiago também provoca raiva ao usar o talento de uma moça pobre para ganhar pontos com a família. Ok, que Janine se deixa "comprar" por estar necessitando de dinheiro. Mas se Bárbara tivesse desfeito o mal-entendido quando o percebeu, nada disso estaria acontecendo e Janine poderia ter sido reconhecida e já estar colhendo os frutos de seu talento.

Fato é que Alinne Moraes vem se destacando na história justamente por dar humanidade a Bárbara. Ninguém é 100% mau e nem bom. Todos nós erramos, acertamos, pecamos. E é bom quando vemos personagens não maniqueístas, que traduzem a realidade.