Topo

Marcelle Carvalho

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lima e Paloma Duarte, avô e neta, serão pai e filha em 'Além da Ilusão'

Afonso obrigou a filha a dar a recém-nascida em adoção, em "Além da Ilusão" - João Cotta/TV Globo/Divulgação
Afonso obrigou a filha a dar a recém-nascida em adoção, em 'Além da Ilusão' Imagem: João Cotta/TV Globo/Divulgação

Colunista do UOL

16/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Vem cá, noveleiro não resiste à movimentação de um folhetim novo, não é mesmo? E quando os atores começam a aparecer como os personagens, o negócio vai ficando ainda melhor. Agora, vendo as imagens, a gente já sabe como serão Heloísa e Afonso, interpretados por Paloma Duarte e Lima Duarte em "Além da Ilusão", nova trama das 18h, que estreia em fevereiro. Mas sabe o que é mais bacana desse encontro? Além de ser inédito na carreira dos dois, estarem juntos em cena, avô e neta na vida real, vão trocar de parentesco na ficção: eles serão pai e filha na trama de Alessandra Poggi.

novela - Sergio Zallis/TV Globo/Divulgação - Sergio Zallis/TV Globo/Divulgação
Heloísa se ressente com a atitude do pai, que a obrigou a entregar sua filha, em 'Além da Ilusão'
Imagem: Sergio Zallis/TV Globo/Divulgação

Os artistas ainda não tinham contracenado na dramaturgia. Já estiveram em um mesmo trabalho, o filme "Dois Filhos de Francisco" - eles fez apenas uma participação e ela foi Zilu, mulher de Zezé - mas não dividiram a cena. Contracenar, portanto, era algo ainda por acontecer, o que deixa também nós, noveleiros, animados com esse encontro familiar. Ainda mais porque não serão eles os únicos do clã Duarte a estarem juntos: a filha de Paloma, Clara Duarte, vai aparecer na trama no papel da mãe mais jovem, em cenas de flashback. Está tudo em casa, meu povo!

Mas se entre avô, neta e bisneta vai tudo bem, na novela, a relação de seus personagens não é nada boa. Lima dá vida a Afonso, um dono de engenho de cana de açúcar, que no passado, obrigou a filha Heloisa (Clara Duarte/Paloma Duarte) a entregar sua recém-nascida para adoção, já que ela engravidou solteira.

Isso mexeu profundamente com a moça, que se tornou uma mulher amargurada e desiludida. Como passou a cuidar do pai, de quem tem profundo ressentimento por não lhe contar onde está sua filha, Heloisa tenta, há anos, deixar a vida ao lado dele. Ela tem uma irmã, Violeta (Malu Galli), cujo contato é distante, já que moram longe e a mais velha tem marido e filhas para cuidar.

Só que Afonso cai doente, o que faz com que as irmãs se reaproximem. Porém, a vida da primogênita da família também não é um mar de rosa. A certa altura da trama, Violeta terá seu inferno particular: sua filha Elisa (Larissa Manoela) será assassinada por engano ao defender o amado, Davi (Rafael Vitti).

História em duas fases

A trama de "Além da Ilusão" começa em 1934, na cidade mineira de Poços de Caldas, com o fascínio de Isadora (Sofia Budke), ainda criança, pelas mágicas do jovem Davi. O rapaz só tem olhos para Elisa, que desafia a família para viver esse amor. Seu pai, Matias (Antonio Calloni), não quer o romance por acreditar que o rapaz não tem posses. Só que a morte precoce da mocinha destrói a vida de todos que a amavam.

Há uma passagem de tempo de 10 anos. A história pula para 1944 e se passa em Campos dos Goytacazes, interior do Rio de Janeiro. Isadora (Larissa Manoela) se torna uma jovem muito bonita e ficou a cara da irmã, Elisa. Isso vai mexer com a cabeça de Davi, que ao vê-la ficará fascinado por ela ser a semelhança de sua amada que se foi. A novela tem direção artística de Luiz Henrique Rios e direção de gênero é de José Luiz Villamarim.