Topo

Marcelle Carvalho

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Gabriel Fuentes entra 'malandramente' em 'Nos Tempos do Imperador'

Bernardinho tem um objetivo em "Nos Tempos do Imperador": se dar bem na vida - Fabio Rocha/Divulgação/TV Globo
Bernardinho tem um objetivo em 'Nos Tempos do Imperador': se dar bem na vida Imagem: Fabio Rocha/Divulgação/TV Globo

Colunista do UOL

21/09/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na esteira dos novos personagens de "Nos Tempos do Imperador", minha gente, chega à trama nesta terça-feira (21) a malandragem em pessoa: Bernardinho. Interpretado por Gabriel Fuentes, ele é o caçula de Lota (Paula Cohen) e Batista (Ernani Moraes), aliás, é o xodó da mamãe. Tanto que ela faz vista grossa para o 'boa vida' que colocou no mundo e o trata de forma diferente de Nélio (João Pedro Zappa), seu primogênito, sem a menor cerimônia.

Ele é um 'bon vivant' safado, mas acho que o público vai acabar se identificando, acredita? Às vezes, eu consigo defendê-lo. No meio da família Pindaíba, onde cada um age de suas maneiras, ele está ali em busca de boas oportunidades, de se dar bem nessa vida", analisa Fuentes, que ficou conhecido como o Erico de "Malhação - Vidas Brasileiras" (2018).

Era mesmo difícil que os herdeiros dos Pindaíba fossem ser exemplos de caráter. Está no DNA da família a necessidade de levar vantagem em tudo. E no caso de Bernardinho, ele ainda conta com a conivência de Lota, que passa a mão na cabeça do 'menino'.

Bernardinho quer estar onde está o poder. E com uma mãe passando pano e dando todo o suporte e apoio nas coisas que ele apronta, já viu, né?", constata o ator, que não vê vilania no personagem: "Ele é aproveitador, mas é do bem, sim!"

'Nos Tempos do Imperador' - João Miguel Junior/Divulgação/TV Globo - João Miguel Junior/Divulgação/TV Globo
No sofá estão Bernardinho, Lota, Nélio. Em pé, Batista e Lupita (Roberta Rodrigues): a família do barulho
Imagem: João Miguel Junior/Divulgação/TV Globo

Se o negócio é ludibriar, por que não começar pelos próprios pais, não é? Bernardinho finge ser oficial da marinha e Lota e Batista acreditam que os anos em que o filho ficou longe da família foi porque estava embarcado. Enganar a família para se dar bem nunca esteve nos planos de Fuentes, que tem uma relação de parceria com os seus.

Na minha vida é tudo diferente. Tenho minha mãe, Rejane, que fez de tudo pra eu tentar minha carreira aqui no Rio (ele é de Pedro Leopoldo, interior de Minhas Gerais), é meu suporte e refúgio. Meu irmão caçula, Augusto, é meu orgulho também, que está arrasando no futebol. Além do meu padrasto Fabiano, minha avó maravilhosa... São pessoas que estão comigo sempre e quando não pessoalmente, perto no coração", afirma o artista.

Planos audaciosos

Na trama, Bernardinho e Batista se assustam quando dão de cara um com o outro pelas ruas do Rio de Janeiro. Surpreso, o pai leva o filho direto para a fazenda, em Pindamonhangaba, para rever a mãe. A volta do jovem para casa fará Lota tomar uma decisão importante: a de se mudar de vez para a Corte e ir atrás de seu grande sonho, que é comprar um título de nobreza.

E se ela tem planos de se tornar baronesa, o que ela almeja para seu xodozinho é ainda maior. A mulher de Batista quer que o rapaz se case com uma das princesas e se torne príncipe. Em seus devaneios, que nobre não se casaria com Bernardinho, um oficial da marinha, filho de baronesa?

Fuentes acha graça das atitudes dos Pindaíba. Imagina, então, a ansiedade do ator para dar vida a um membro desta família. A espera pela novela e pelo personagem pareceu uma eternidade para o artista, que estava prestes a começar a gravar quando a produção parou por conta da pandemia.

Esperar pelo Bernardinho foi complicado. Durou mais de dois anos para ele estar com o público e eu poder compartilhar seus anseios, aquilo que tenho vivido nos meus últimos meses. Torço para que neste momento complicado do mundo, o público se jogue com a gente e se divirta", discursa.