Luciana Bugni

Luciana Bugni

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

BBB: Barraco nunca é legal, mas foi importante Fernanda rever atitudes

"Toda vez que eu dou um chilique, eu me arrependo." Quem disse a frase primeiro foi Caetano Veloso, mas eu repito cada vez que a minha personalidade barraqueira se apodera de mim. Por saber como é não segurar o tranco e gritar diante do que acho injusto às vezes, assisti à briga de Alane e Fernanda no BBB 24 com a garganta fechando de agonia. Não existe um barraco daquele sem arrependimento de alguma ou ambas as partes.

Uma discussão como essa é quase uma competição para ver quem perde o controle primeiro. Se essa for a régua, Fernanda ganhou: mesmo com os ânimos frios, continuou com uma postura debochada. Foi repreendida por todos por julgar o corpo de outra mulher e, mesmo assim, continuou repetindo que achava o corpo da outra mole mesmo. Quando viu uma mulher berrar na sua frente, completamente descontrolada, não tentou acolher — pelo contrário, debochou dizendo "chora, bonequinha". Eu nem precisaria escutar esse comando, já estaria chorando no comecinho da discussão.

Tudo na briga é péssimo. A postura de Fernanda que tirou Alane do sério é bem condenável. A gritaria deve estar ardendo na garganta da bailarina até agora. Mas dá para tirar algo bom disso tudo?

Fernanda parece estar arrependida do que fez. Chorou umas três lágrimas em frente aos amigos Rodriguinho e Pitel. Ouviu sermão da casa inteira e sabe que criticar o corpo de outra mulher pode não render frutos bons nem lá dentro, nem aqui fora.

Por isso, pediu desculpas para a família de Alane e para a sua própria. Disse que a rival é 10 anos mais nova que ela e ela deveria ter sido mais madura. É legal olhar sempre para si quando os ânimos esfriam e pensar o que se pode fazer diferente. A gente não muda ninguém nem conversando sério, quanto mais em uma gritaria. Mas colocar a mãozinha na consciência (ou na porta do confessionário quando estamos no BBB) e ver o que é possível mudar na própria personalidade é legal, sim.

É curioso que uma briga tenha começado exatamente por conta de Alane ter dito que perdoava Fernanda por uma mentira e ela ter ficado irritada para provar que não havia pedido desculpas coisa nenhuma. Alguém pode perdoar quem ainda não se arrependeu do que fez? Acho que sim. Mas, apesar de não querer pedir perdão antes do barraco, é justamente o que ela devia fazer agora. Depois da treta, dos berros, do desrespeito... não importa mais quem está certa: todo mundo tem que pedir desculpas.

Os amigos de Fernanda deram a letra: ninguém vai passar a mão na sua cabeça. Mas daqui para frente, ela pode rever seus passos e mudar. A má notícia para ela é que está em um reality show, confinada com pouca gente e correndo o risco de ser expulsa toda semana. A boa notícia para a gente é que aqui do lado de fora tem sempre um jeito de consertar o que fez de errado no passado, se realmente estiver disposta a transformar o cenário.

Você pode discordar de mim no Instagram.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes