Topo

Luciana Bugni

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Nem morreu, nem parece adolescente: teoria sobre Avril é delírio coletivo

Avril Lavigne: muito bem conservada, mas não parece adolescente - Getty Images
Avril Lavigne: muito bem conservada, mas não parece adolescente Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

10/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Toda vez que Avril Lavigne aparece no Brasil, voltam à tona as teorias de que ela segue com a mesma aparência de quando era jovem. De fato, a cantora canadense, que se apresentou essa sexta (9) no Rock in Rio e fará 38 anos no próximo dia 27, está muito bem. Mas daí a dizer que ela tem o mesmo rosto que tinha quando era adolescente e cantava "Complicated" por aí, já é demais. Ela não pode parecer uma mulher de 37 anos que se cuida e tem um estilo descolado?

As suposições sobre a aparência de Avril não são de agora: em 2004, os fãs criaram uma complexa hipótese de que ela havia morrido e sido substituída. Ela mesma já negou — imagina ter que vir a público dizer "eu não morri, não, gente, estou aqui".

Quando Avril surgiu com "Complicated", em 2002, tinha um estilo parecido com o de hoje: cabelão e olhos delineados em preto. "Gravatas, tênis de skate largos e topzinhos", como ela lembra, completavam o look. Hoje, ainda usa os mesmos tênis e calças largas de duas décadas atrás, mas daí a dizer que ela não mudou nada, parece um exagero. "Eu olho para ela e vejo uma mulher de 30 e poucos anos que está muito bem, mas dá para ver que o tempo passou para ela também, como para todos", me disse o jornalista Lucas Vasconcellos em uma conversa sobre o assunto. A própria postagem comemorativa de aniversário de seu primeiro sucesso corrobora: dá para ver que 20 anos separaram as duas produções.

Toda essa polêmica em torno da fonte da juventude onde bebe Avril Lavigne me faz pensar em outras mulheres contemporâneas a ela. Katy Perry é um mês mais nova que Avril e também está ótima — mas tem 37 anos, ué. A nossa versão brasileira de mocidade eterna é Sandy, mas quem duvida que ela vai completar 40 anos no ano que vem?

Avril Lavigne é uma mulher livre, alegre, que luta contra uma doença séria (a de Lyme, como Justin Bieber). É cheia de energia e com as vibes jovens do rock'n'roll. Diferentemente do que se imagina das mulheres de 40 anos, segue de calça xadrez, deitada no chão fazendo careta, ou de minissaia, meia arrastão, beijando na boca. Quem disse que não pode? Teriam as moças que ter 20 e poucos anos para se comportar assim?

Se o senso comum imagina que jovens senhoras de 40 anos estarão em casa, co uma pano de prato pendurado nos ombros, gritando para que os filhos terminem a lição de casa, um aviso: talvez estejamos de fato fazendo tudo isso. Mas nada impede de passar um delineador no olho, colocar uma saia curta e sair por aí sabendo exatamente a idade que temos. Como diria Avril, a vida é assim, é desse jeito que é.

Você pode discordar de mim no Instagram.

Perfeita, lindíssima e com quase 40 anos: