Lucas Pasin

Lucas Pasin

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Faustão aguarda adaptação de novo órgão e respira sem ajuda de aparelhos

Fausto Silva, 73, ainda aguarda a adaptação do novo órgão após quase um mês do transplante de rim. O apresentador está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e respira sem ajuda de aparelhos.

O que aconteceu

A equipe médica de Faustão divulgou novo boletim médico após fake news circularem durante o dia informando a sua morte. Ele tem enfrentado sessões de hemodiálise e segue internado consciente e conversando normalmente.

O paciente Fausto Silva segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em apartamento, após passar por um transplante de rim, realizado no dia 26 de fevereiro. O paciente vem sendo submetido a sessões de hemodiálise e aguarda a adaptação do órgão e recuperação da função renal. Está consciente, conversa normalmente e respira sem a ajuda de aparelhos.
diz o boletim médico de Fausto Silva

O boletim médico do apresentador é assinado pelo Dr. Marcelino Durão (nefrologista e coordenador médico de transplante renal do hospital), Dr. Sérgio Ximenes (urologista e membro da equipe de transplante renal do hospital), Dr. Fernando Bacal (cardiologista do hospital) e Dr. Miguel Cendoroglo Neto (diretor médico do hospital).

Internação

Apresentador deu entrada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em 25 de fevereiro, após agravamento de uma doença renal crônica. Ele foi chamado à unidade após o Einstein ter sido acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e "realizado a avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado."

O implante renal foi bem-sucedido, mas ele ainda aguarda pelo início do funcionamento do órgão, afirmou o boletim. O apresentador já tinha passado por um transplante de coração seis meses antes.

Em 15 de março, Faustão fez uma embolização após atraso em recuperação do novo órgão. O método é uma terapia minimamente invasiva em que se insere um pequeno cateter no interior do sistema linfático, o que permite uma oclusão do vaso lesado.

Após o último transplante, João Silva, filho do apresentador, chegou a afirmar que a recuperação do pai estava acontecendo "dentro do esperado". Na semana passada, ele também usou as redes sociais para celebrar os 40 anos do pai na televisão e disse que Faustão é uma inspiração.

Continua após a publicidade

Apresentador enfrentava problemas renais há tempos. Segundo o jornalista Flávio Ricco, que também é amigo do famoso, a necessidade do procedimento era de conhecimento desde a época em que ele passou pelo transplante de coração. "Ele ficou esse período todo em casa, na expectativa para o novo transplante."

Transplante de coração

Cirurgia acontece cerca de seis meses após o apresentador passar por um transplante de coração. À época, ele foi incluído na lista de espera porque estava com um quadro de insuficiência cardíaca — o que também pode provocar alterações renais.

O comunicador recebeu o novo coração no dia 27 de agosto de 2023, em cirurgia realizada sem intercorrências, após a equipe transplantadora do paciente que ocupava o topo da lista recusar o órgão.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes