Lucas Pasin

Lucas Pasin

Siga nas redes
Reportagem

Ana Castela entra na mira do MPF por danos ambientais após gravação no RJ

Ana Castela e responsáveis pelo projeto musical "AgroPlay Verão 2", gravado em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, em setembro, entraram na mira do Ministério Público Federal.

O órgão ajuizou uma ação civil pública para responsabilizar pela construção e exploração comercial de um imóvel de luxo erguido, segundo eles, de forma irregular dentro de uma área de proteção ambiental. Foi neste imóvel que teria acontecido a gravação do projeto.

Procurada pela coluna, Ana Castela não se manifestou sobre o assunto até a publicação da reportagem. O espaço segue em aberto.

O escritório Agroplay, que criou e empresaria o projeto, também foi procurado e não se manifestou.

Segundo nota do MPF, na qual a coluna teve acesso, "o objetivo da ação é reparar os danos ambientais causados pela propriedade e pelo evento. A iniciativa também visa promover o debate público sobre governança e responsabilidade socioambiental (ESG) de artistas e produtores, na escolha dos locais para a realização de eventos".

A ação foi noticiada em primeira mão pelo site IG Gente, e confirmada pela coluna.

O MPF pede ainda que seja suspensa a veiculação do conteúdo produzido no "AgroPlay Verão 2", e que os cachês recebidos pelas apresentações no local sejam retidos.

"A intenção é destinar esses valores a projetos de recuperação ambiental. Também requer a condenação dos artistas e produtores para que compartilhem informações sobre a importância do patrimônio ambiental protegido pela APA Tamoios em suas redes sociais".

De acordo com o MPF, o local onde ocorreu o "Agroplay Verão 2" possui residências que estão irregulares e sem a devida licença ambiental.

Continua após a publicidade

"Esses danos incluem a destruição da vegetação nativa, prejuízos à fauna e à flora, impermeabilização do solo e impedimento da regeneração natural da mata. Além disso, um laudo pericial datado de 2017 constatou a privatização da praia, restringindo o acesso da população a um bem público e de uso comum".

O projeto "Agroplay Verão 2", com Ana Castela, teve a participação de outros artistas convidados, como Luan Pereira, Ludmilla, KVSH, Lucas Medeiros e a dupla Guilherme e Benuto.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes