Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

SPFW: Gabriel Santana fala de moda agênero e conexão com Griphao

SPFW: Gabriel Santana faz sua estreia na passarela  - Andy Santana / Brazil News
SPFW: Gabriel Santana faz sua estreia na passarela Imagem: Andy Santana / Brazil News

Colunista do UOL

24/05/2023 20h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na 55ª edição da SPFW (São Paulo Fashion Week), Gabriel Santana, 23, fez a sua estreia nas passarelas do evento de moda mais importante da América Latina. O ator e ex-BBB falou com a coluna de Splash sobre moda agênero e o pós da sua participação no reality show.

"Foi uma energia incrível. Primeira vez que desfilo para passarela. Incorporei o modelo e fiz uma aulinha de modelagem também para passarela, e foi super legal. O que eu fico mais feliz nesse desfile com a Isaac, é todo o trabalho dela artístico tem muito a ver com pautas sociais e artísticas que eu me preocupo também na minha vida", destacou.

Então, saber que o meu primeiro desfile na Fashion Week foi com uma mulher como ela é muito importante na minha trajetória. Ela se preocupa muito com projeto sociais, questão de ocupação, representatividade, racialidade e comunidade LGBTQIAPN+. Gabriel Santana

Gabriel comentou a importância de estar envolvido em um desfile que traz a moda agênera. Estética pela qual ele faz questão de afirmar e reafirmar em seu vestuário.

"Eu fico muito feliz do meu primeiro desfile ser como uma mulher tão f*da como ela", afirmou Gabriel ao citar a estilista Isa Silva.

A vitrine do BBB

Após a passagem pela casa mais vigiada do Brasil, ele se viu em um lugar de levantar a bandeira da moda agênera. "Eu utilizava a moda antigamente em um lugar muito pessoal, num lugar de entendimento dessa desconstrução do masculino tóxico, de querer acabar com esse moralismo que muitos homens ainda se prendem. Mas, quando eu fui para o BBB e saí, eu percebi que as pessoas estavam enxergando isso como uma maneira política, e óbvio que toda ação é política, mas eu fazia muito por mim", frisou.

No entanto, a partir do momento que ele viu o quanto isso estava sendo relevante nas mídias, hoje em dia, ele faz questão de levantar essa bandeira e querer falar sobre isso. "É um processo muito importante para a sociedade brasileira, e eu me coloco nesse lugar também, não sou um homem completamente desconstruído. É importante dar cara a tapa, ser julgado e servir de exemplo", disse.

O ator falou da importância de ter participado do BBB 23. Segundo ele, ter entrado como Camarote do elenco da edição deste ano abriu portas de uma forma mais rápida do que ele esperava. "Foi um passo muito importante na minha carreira. Acho que conseguiu me colocar no lugar de imagem que eu queria muito estar, mas eu não sabia que conseguiria em tão pouco tempo e, graças a Deus, hoje, eu tenho trabalhado bastante. Tenho me inserido bastante nesse mundo da moda, que é um mundo que me interessa muito, no lugar da representatividade, tanto das pessoas de pele preta quanto da comunidade LGBTQIAPN+", ressaltou Gabriel.

E a Griphao?

Apenas amizade com Bruna Griphao. O ator garantiu que não rolou beijo com a atriz e que os dois são apenas bons amigos. "A gente é muito amigo mesmo. A gente, de fato, teve uma conexão muito grande lá na casa do BBB. E hoje a gente está vivendo a nossa amizade aqui fora", finalizou.

No streaming

Viagem ao Ceará para rodar novo filme. O ator embarcará para o estado nordestino no final deste mês para iniciar o novo trabalho. "Tem surgido bastante [trabalho]. Agora no dia 30, eu vou viajar pro Ceará para gravar um filme lá. A gente vai passar um mês lá gravando, não posso falar ainda qual é o filme. Eu tenho contrato assinar ainda, mas o streaming não quer que comunique ainda. E muitas outras conversas que eu tenho tido com outros streamings, HBO, Amazon e Star Plus. A gente tem conversado, eu tenho feito alguns testes. E se Deus quiser vão dar certo e minha carreira como ator vai seguir bastante, além de começar a ser produtor cultural também. Já produzi uma peça de teatro em 2020 e agora também", contou ele.