Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bruna Linzmeyer festeja 30 anos: 'Hoje dou a volta em quem quer me calar'

Bruna Linzmeyer completa 30 anos hoje - Fred Othero
Bruna Linzmeyer completa 30 anos hoje Imagem: Fred Othero

Colunista do UOL

11/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Bruna Linzmeyer completa 30 anos hoje, e diz ser "a mulher que sempre sonhou".

A atriz, nascida em Corupá, Santa Catarina, não se cobra de ter que subir um dia ao altar, afirma desde adolescente não ter desejo de ter filhos, já tem a casa própria, e festeja nesta data muito mais suas conquistas internas do que externas.

Segura de si até para mostrar seus medos, Bruna deixa transparecer uma leve preocupação quando questionada o que fará se um dia deixar a Rede Globo, mas afirma que a palavra de ordem, seja na vida pessoal ou profissional, é liberdade.

Em entrevista exclusiva a esta coluna de Splash, em clima de comemoração das três décadas de vida, a atriz explica o que considera ser a "Bruna dos sonhos".

"Lembro quem eu era quando cheguei ao Rio de Janeiro e quem eu queria ser quando saí de Corupá. Me torno a pessoa que sempre sonhei no momento que tenho liberdade para fazer o que eu quiser. Todas as minhas negociações na vida são para isso e para o aconchego comigo mesma", diz.

Bruna lista como conquista na vida ter aceitado seus processos internos de criação profissional, e lembra como reagiu com uma de suas conquistas materiais: a tão sonhada casa própria.

"Achei que ficaria eufórica, ia quicar, e beber bastante. Mas, ao entrar em casa, deitei no chão e apenas sorri. Me deu uma calma no coração. E, ao falar de casa, falo também da 'casa interna'. Essa também eu já conquistei e é o meu grande aconchego."

Aos 30, Bruna não sente qualquer pressão pela idade. No entanto, ela já imagina que algum dia pode ouvir de alguém que "está velha para fazer tal coisa":

Quando a gente é criança e olha uma pessoa de 30, é claro que a gente vê e pensa que é muito mais velha. Mas isso muda. E a sociedade também vem mudando. Estou trabalhando a minha cabeça para, de repente, daqui a 10 anos, não ter que lidar com nenhum tipo de cobrança por isso.

Bruna Linzmeyer planeja várias festas de casamento com a namorada - Gleeson Paulino - Gleeson Paulino
Bruna Linzmeyer planeja várias festas de casamento com a namorada
Imagem: Gleeson Paulino

'Festas de casamento'

Entre as cobranças que a idade traz, o casamento é uma delas. Bruna, que já viveu outros relacionamentos públicos e morou com parceiros, atualmente namora a DJ e artista plástica Marta Supernova.

Com a namorada, Bruna não pensa em ter apenas uma festa de casamento, mas sim várias, todos os anos.

Desde muito nova eu digo que nunca me casaria e não teria filhos. Não é algo que eu me cobre. Mas eu e a Marta pensamos em algo. Nós fazemos aniversário em datas próximas, ela comemora no início de dezembro, e pensamos em combinar, todo ano, uma festa de aniversário juntas. Chamaremos de festa de casamento. Seria como se fizéssemos um casamento todo ano. Eu adoro a ideia. Casamento é algo que as pessoas realmente vão e gostam.

Sobre relacionamentos, a atriz ainda comemora: "Tenho orgulho das relações que eu tive. Foram importantes e agregaram muito pra mim. Essa é também uma conquista que eu levo."

Bruna Linzmeyer diz não se calar mais - Fred Othero - Fred Othero
Bruna Linzmeyer diz não se calar mais
Imagem: Fred Othero

Nada de silêncio

Para esta entrevista no dia de seu aniversário, Bruna não falou sobre as dores e momentos tristes que já passou antes de conquistar a tão sonhada liberdade. A atriz, assim como outras tantas mulheres, já se sentiu silenciada, mas hoje não mais:

O que eu posso dizer sobre isso é que hoje eu deixo acharem que me calaram, e dou a volta nessas pessoas. Aprendi com essa 'Bruna dos sonhos' a fazer isso. Acham que podem me silenciar de alguma forma, e eu vou lá e faço o que eu quero.

Axilas sem depilar

Bruna, que na foto de abertura desta entrevista aparece com as axilas sem depilar, sabe que basta falar de sua depilação ou do relacionamento com outra mulher que os assuntos se tornam manchetes. Isso não a incomoda.

Todas as pessoas que estão na televisão, nesse lugar de exposição, possuem alguns assuntos que ficam nessa 'caixinha de assuntos populares'. Os meus são esses [depilação e relacionamentos], e eu, de certa forma, me orgulho muito deles. Não me incomodam e fazem parte de quem eu sou.

A atriz, inclusive, recebe muitas mensagens de meninas que dizem se inspirar nela: "É algo maluco. Muita gente escreve, e eu fico surpresa".

Bruna Linzmeyer - Gleeson Paulino - Gleeson Paulino
Bruna Linzmeyer
Imagem: Gleeson Paulino

Existe vida fora da Globo?

Ao falar sobre a vida pessoal, uma pergunta fez Bruna Linzmeyer refletir: você já se imaginou fora da Globo? Afinal, a emissora vem mudando seus modelos de contrato, e muitos artistas estão perdendo acordos antigos ou optando por deixar o canal.

Há 12 anos na Globo, ela diz:

[Se eu sair] Acho que ficarei nostálgica. O sentimento é esse. Eles foram a primeira empresa a assinar minha carteira de trabalho. Mas não é algo que eu exatamente tema. Acho que sempre que estiver nessa posição de artista buscarei ter uma relação com a Globo. O modelo de contrato pode mudar, as coisas podem mudar, mas gosto muito dessa relação.

Bruna se define como um "bicho de novela", e, mesmo com muitos planos no cinema para 2023, assume que este ainda é seu formato preferido para exercer o trabalho de atriz.

"As novelas nunca vão morrer, e também não morrem para mim, eu gosto. Boa parte da população não tem acesso a internet. Estar em novela é importante. Acho que o que pode acontecer, e já vem acontecendo, é as novelas mudarem seus formatos e tamanhos".

Além da Globo, com seus outros trabalhos, Bruna, que já deu entrevistas dizendo ter perdidos trabalhos por seus posicionamentos e também por se assumir lésbica, hoje pode celebrar:

Os contratos que chegam até mim hoje são frutos dessa minha busca por coisas em que acredito. A partir do momento que eu consigo expor essas coisas, de fato, se torna um filtro, e isso é o mais bacana.