Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Julia Duailibi e a 'guerra' contra CNN: 'Posição confortável de liderança'

Julia Duailibi comandará o "GloboNews Mais" a partir de hoje - Globo/Divulgação
Julia Duailibi comandará o 'GloboNews Mais' a partir de hoje Imagem: Globo/Divulgação

Colunista do UOL

15/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Julia Duailibi estreia hoje, ao lado de Tiago Eltz, o "GloboNews Mais", novo jornal do canal por assinatura do Grupo Globo que vai ocupar a faixa antes destinada ao "Edição das 16h".

É mais um movimento da disputa por audiência entre os canais de notícia na TV paga. É neste horário que a concorrente CNN Brasil exibe um dos seus principais telejornais, o "CNN 360º", comandado por Daniela Lima. Se antecipando à novidade da GloboNews, a emissora rival ampliou o tempo de exibição do "360º".

Em entrevista exclusiva a esta coluna de Splash, Julia Duailibi, que já comandou o "Em Ponto" e integrou o "Papo de Política", diz que a concorrência é fundamental em qualquer área. E que ela não teme a guerra pela audiência.

"Temos uma posição confortável de liderança na nossa grade, inclusive no horário que vou assumir. O 'Edição' das 16h ficou em primeiro lugar no ranking da TV por assinatura no primeiro semestre do ano, a concorrência ficou em 14º lugar. O meu desafio é manter essa posição de liderança que foi alcançada com muita competência pela Christiane Pelajo, minha antecessora. Só que agora com mais política, afinal estamos num ano eleitoral", destaca.

Para o desafio, Julia ganha a parceria profissional de Tiago Eltz, de volta ao Brasil depois de ter ficado cinco anos como correspondente da Globo em Nova York.

"Em pouco tempo o Tiago já se tornou um amigo, com quem saio para jantar quase cinco vezes por semana. Ele foi uma surpresa incrível para mim. Ex-correspondente em NY, chega com toda a bagagem, e com uma curiosidade enorme sobre as questões do Brasil, curiosidade que ele tem com tudo e que o torna o grande jornalista que é. Vai ser demais dividir essa bancada, e tenho certeza de que o público vai adorar".

Ao falar sobre disputas por audiência, Julia comenta também sobre a "concorrência interna" dentro do Grupo Globo. Há algum tempo, a emissora vem se renovando. Jornalistas mais novos ganham espaço, e figurões se aposentam, além de uma busca do canal por diversidade.

"É positivo que a televisão reflita cada vez mais nossa sociedade, sendo cada vez mais diversa. É uma mudança que vai acontecer numa velocidade ainda maior nos próximos anos, o que é muito positivo. Também acho que há uma mudança no perfil dos novos jornalistas de TV. Vejo uma nova geração mais preocupada em trazer informação exclusiva, dar furo, ter acesso a fontes, principalmente no noticiário de Brasília. E isso se reflete nos estúdios também, com a chegada de âncoras que têm esse modo de trabalhar a notícia", comenta.

'Vivemos um momento muito mais crítico que o de 2018'

Ao assumir um novo programa jornalístico bastante focado em política, Julia Duailibi sabe que tem uma missão importante em um ano de eleições e possibilidade de muitas "fake news".

Com a avalanche de informações mentirosas nas redes sociais, os veículos tradicionais que fazem um jornalismo profissional são o porto seguro. É preciso pedir para o 'tio do zap' ligar na GloboNews. Lá vamos combater a desinformação.

A jornalista acredita que a imprensa brasileira está preparada para os próximos dias que antecedem as eleições, mas acredita que vivemos um período ainda mais difícil do que nas últimas eleições presidenciais, em 2018.

Vivemos um momento muito mais crítico. O país está dividido, os ânimos acirrados. Nem sempre a notícia que levamos é a notícia que a pessoa gostaria de ver, principalmente na política. O que fazemos não tem a ver com ativismo, nem militância. Numa democracia, em que a imprensa é livre, é assim que funciona. O importante é que os governos passam, e nós, da imprensa, vamos continuar sempre por aqui fazendo o nosso trabalho.

Tiago Eltz e Julia Duailibi dividem a bancada no 'GloboNews Mais' - Globo/ Daniela Toviansky - Globo/ Daniela Toviansky
Tiago Eltz e Julia Duailibi dividem a bancada no 'GloboNews Mais'
Imagem: Globo/ Daniela Toviansky

'O desafio é conseguir ir além'

Acostumada a apresentar um noticiário matinal, Julia Duailibi vê o "GloboNews Mais" como uma oportunidade de ir além com a notícia. Ela explica que antes precisava tirar as fontes da cama para trazer alguma informação, e agora precisa trazer fatos novos do que já é de conhecimento público.

"Trazer informação nova, relevante, e a notícia exclusiva, que é o ouro do jornalismo. O desafio é conseguir ir além, e também manter a alta qualidade e temperatura do 'Estudio I', que nos antecede na grade da GloboNews. Mas não estarei sozinha nesse desafio. Além do Tiago Eltz, a minha dupla do 'Em Ponto', Octávio Guedes, estará comigo. Será agora uma conversa vespertina, com muita informação, alguma divergência, mas sempre com muito bom humor".

O GloboNews Mais estreia na segunda (15), às 16h, após o Estúdio i com Andreia Sadi.