Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por audiência, Globo diminui telejornal e aumenta Globo Esporte aos sábados

Felipe Andreoli apresenta o "Globo Esporte" em São Paulo - Reprodução/Globo
Felipe Andreoli apresenta o "Globo Esporte" em São Paulo Imagem: Reprodução/Globo

Colunista do UOL

23/06/2022 12h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A TV Globo adotou uma nova estratégia para aumentar a audiência em algumas praças aos sábados. Esta coluna de Splash apurou que São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Belo Horizonte terão menos tempo de exibição dos telejornais matutinos aos sábados, aumentando o tempo do "Globo Esporte".

Segundo reportagem do site "Notícias da TV", a mudança ocorre para que a emissora invista em um grande pré-jogo da rodada do futebol no fim de semana. A audiência do "Globo Esporte" aos sábados teve um crescimento de 20% desde janeiro deste ano.

O "Globo Esporte" tem superado, por exemplo, a audiência do "SP1" aos sábados, o que justificaria reduzir o tempo do telejornal.

Procurada por esta coluna, a Globo confirmou a mudança, sem dar detalhes. "A mudança faz parte de uma estratégia de programação local aos sábados e vale apenas em algumas praças", disse a emissora por meio do departamento de Comunicação.

A mudança será de menos de 20 minutos na grade de programação. Os telejornais locais serão afetados perdendo tempo, mas o "Jornal Hoje" de sábado não sofrerá com as alterações.

A Globo ainda não divulgou a data de quando a mudança passará a valer.