Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Eliane Giardini, quase aos 70, sobre o futuro na Globo: 'Atenta ao mercado'

Eliane Giardine completa 70 anos em outubro e está há mais de 30 na Globo - João Cotta/Globo
Eliane Giardine completa 70 anos em outubro e está há mais de 30 na Globo Imagem: João Cotta/Globo

Colunista do UOL

12/05/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Eliane Giardini, prestes a completar 70 anos, em outubro, está em cartaz no teatro com "Intimidade Indecente" no Rio e se prepara para uma nova novela na Globo no segundo semestre. Com vários planos e vida profissional ativa, a atriz não pensa em se aposentar e, em bate-papo com a coluna, diz que há algumas décadas já não se enxerga com a idade que tem.

Há mais de 30 anos na Globo e com um contrato recente que seguirá, segundo ela, até pelo menos 2025, Eliane diz que já sabe que estará em um novo folhetim este ano, mas que ainda não recebeu nenhuma confirmação. "Não é a nova da Glória Perez", entrega a atriz, que destaca ainda estar atenta ao novo momento da emissora em que veteranos estão perdendo seus longos contratos.

Tem uma questão que é muito bem-vinda, o mercado está aquecido e temos hoje muitas plataformas e produções. O meu contrato ainda tem um longo período pela frente, depois disso seguirei atenta ao mercado.

Sobre a saída de colegas da emissora, Eliane não vê com tristeza:

Muitos estão saindo, mas não foram demitidos. Existem bons acordos. O aquecimento do mercado é algo que vem interessando a todo mundo. É bom para nós, tira a gente da zona de conforto e nos coloca para pensar.

Antônio Fagundes, que contracenou com Eliane Giardini, perdeu contrato fixo na Globo - João Cotta/Globo - João Cotta/Globo
Antônio Fagundes, que contracenou com Eliane Giardini, perdeu contrato fixo na Globo
Imagem: João Cotta/Globo

'É só mais uma idade'

Eliane tem ouvido questionamentos de amigos e familiares sobre o que planeja para comemorar a chegada dos 70, no dia 20 de outubro. A atriz explica que não quer festão e que tudo depende de sua agenda de gravação. Ela também não encara como uma data tão especial quanto dizem:

É só mais um aniversário. Entendo que cumpri mais um ciclo de um ano e que vou renovar as energias, mas não estou naquela vibe de 'aí, os 70 anos, preciso fazer algo'. Se eu pudesse viajaria. Ainda quero conhecer a cidade de Seul [Coreia do Sul].

Questionada se uma nova idade é algo que a assusta e se a velhice a preocupa, Eliane explica: "Tenho uma vitalidade incrível. Uma pessoa com 70 anos é muito ativa. Não tenho lance com vaidade. Quero envelhecer com saúde. O que mais me preocupa é estar inteira. Também não sou contra cirurgias plásticas. Sou contra os excessos, sabe? Fujo disso. Gosto de me manter no caminho do meio."

Solteira há mais de 20 anos, Eliane, que viveu um casamento de 25 anos com o ator Paulo Betti, não se vê atualmente com um novo amor:

Não estou muito na vibe de namorar ou casar. Quando não temos esse desejo fica difícil. Mas é óbvio que se eu me apaixonar por alguém, esbarrar em uma pessoa incrível, isso será aceito na minha vida.

Casamento no teatro

Eliane Giardini vive par romântico com Marcos Caruso em espetáculo -  Eduardo Chamon/Divulgação -  Eduardo Chamon/Divulgação
Eliane Giardini vive par romântico com Marcos Caruso em espetáculo
Imagem: Eduardo Chamon/Divulgação

Foi depois de uma parceria marcante na TV, em "Avenida Brasil" (2012), que Eliane Giardini e Marcos Caruso decidiram trabalhar juntos no teatro. Eles estrearam "Intimidade Indecente" em Portugal, visto por mais de 22 mil pessoas.

Em cartaz no Rio e com data para se apresentar nos palcos de São Paulo, em junho, a atriz acredita que o sucesso da peça veio por conta de uma memória afetiva que muitos ainda carregam de Leleco e Muricy, personagens dos atores na trama de João Emanuel Carneiro.

"Percebemos que tínhamos muita afinidade e veio a vontade imensa de repetir a parceria. Agora a gente não deve desgrudar tão cedo. O público ama e carrega uma memória do nosso casal na TV, principalmente quando o espetáculo começa, apenas com um áudio nosso. Ali já desperta."

O espetáculo conta a história de um casal que se separa aos 60 anos e mantém uma relação muito próxima. Ao falar de sua personagem, Eliane confessa que vê semelhanças em sua história com o ex, Paulo Betti:

Posso dizer que ela tem um pouco a ver comigo. Quando você supera aquele período da separação, que traz mágoa e raiva, é muito saudável que a relação seja de certa forma restaurada. Eu e o Paulo conseguimos isso. Somos grandes amigos. Dificilmente teremos um novo abalo na nossa relação.